O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, e um atendimento rápido e eficiente é o que a maioria espera. O tempo tolerável de resposta das empresas pelo cliente está cada vez menor. Ter suas dúvidas solucionadas sem precisar dar muitos cliques ou esperar longos minutos por um atendente é uma questão antiga, que hoje pode ser solucionada de forma muito simples com os chatbots, robôs que interagem em chats com os clientes, respondendo dúvidas e encaminhando para os setores específicos.
Como isso pode agregar valor para as empresas? É preciso planejamento para não colocar tudo a perder, pois, em tempos de velocidade da informação, um consumidor insatisfeito pode ser um baita prejuízo.
Marketing de conteúdo
O uso de chatbots se encaixa na estratégia de marketing de conteúdo como uma forma de otimizar o atendimento ao cliente, gerar conteúdo e relacionamento e garantir à empresa uma vantagem competitiva. Em resumo, o marketing de conteúdo é uma série de ações que tentam oferecer soluções para os problemas dos consumidores. Além disso, é um tipo de marketing que não faz propaganda diretamente, mas cativa o cliente pela informação e pelo atendimento.
Embora o consumidor deseje agilidade, busca também um atendimento personalizado e afetivo. Nesta questão, chatbots também são eficientes, pois são completamente personalizáveis e são excelentes aliados para “começo de conversa”, ou seja, para fazer o acolhimento do cliente, responder suas dúvidas ou encaminhá-lo.
O caminho da comunicação
Cada vez mais inteligentes, com tecnologias como inteligência artificial, machine learning e deep learning, os chatbots entendem os comandos do cliente e vão traçando o trajeto do atendimento, como trilhas de pão que indicam o caminho. É muito útil usá-lo no pós-venda, em questões de fidelização, ou também para apresentar ao cliente produtos semelhantes às suas compras anteriores.
Adeus, formulários!
Quem nunca perdeu um cliente em um formulário não sabe a frustração que é querer conhecer melhor o consumidor e vê-lo escapar como sabonete nas mãos. Os chatbots resolvem com muita eficiência essa questão, pois conseguem obter informações relevantes como se estivessem em uma conversa informal e fluida. O cliente fornece as informações de forma natural, sem se sentir coagido, como acontece muitas vezes com os formulários.
Por meio desta trilha de conteúdos, é possível qualificar melhor o consumidor, saber seu potencial de consumo, nível de satisfação e interesse por produtos ou serviços semelhantes. Com isso, é possível oferecer opções mais assertivas, de acordo com suas preferências.
Mais informação!
Uma expressão antiga diz que quem não é visto, não é lembrado. Mesmo com toda a tecnologia que temos hoje à nossa disposição, a expressão ainda faz todo o sentido quando se fala em marketing de conteúdo. A questão não é só ser lembrado, mas é “surgir” na vida do cliente, de maneira inesperada, em formato de informação, por exemplo. Quando o usuário clica na opção que indica que deseja receber informações pelo celular, é uma maravilha! Por meio da integração com o WhatsApp, por exemplo, a organização pode criar uma dinâmica de envio de materiais para os clientes, que poderão ser compartilhados com as redes de contatos deles também. Os chatbots são aliados no pré e pós-venda, além do estreitamento do relacionamento com o público-alvo – um sonho para grande parte das empresas.