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Carrinho abandonado? Saiba como evitar esse problema e fidelizar clientes

Carrinho abandonado? Saiba como evitar esse problema e fidelizar clientes

O comércio eletrônico veio para revolucionar a forma como consumimos, sem dúvida. Os dados sobre o crescimento e o faturamento do setor animam cada vez mais os donos de e-commerces, que conseguiram superar até mesmo uma pandemia, cujos reflexos na economia são sentidos até hoje. No entanto, alguns problemas ainda fazem parte do dia a dia de quem vende produtos e serviços pela internet: o carrinho de compras abandonado.

Você que está lendo este artigo já deve ter se visto na seguinte situação: entrar na loja virtual, escolher os produtos que quer, adicionar ao carrinho e, na hora de finalizar a compra, simplesmente desistir, por quaisquer motivos. Esse é um problema comum a todos os setores do e-commerce. Como evitar que uma estratégia de venda vá por água abaixo quando um consumidor abandona o carrinho? Eis o que vamos ver a seguir.

Por que um consumidor abandona o carrinho e como evitar?

  1. Distrações

As lojas online fazem de tudo para mostrar os seus produtos da melhor forma possível: em ângulos de 360 ​​graus, vídeos, etc. A maioria dos clientes está olhando as vitrines virtuais quando sai do carrinho. Eles assistem, mas não compram. O item fica no carrinho por muito tempo, até que eles se lembrem de que precisam concluir a compra. É necessário um empurrãozinho para transformar esses carrinhos abandonados em pedidos realizados.

Janelas pop-up podem ajudar com isso. Por exemplo, um usuário que passou muito tempo na página e não interagiu com ela de forma alguma pode receber um pop-up de saída. Esses pop-ups podem oferecer descontos, recompensas de fidelidade, etc., que podem incentivar o usuário a realizar a compra.

  1. Custos adicionais

Depois da comodidade, o maior atrativo das compras online são os descontos e as ofertas. Imagine se esses descontos e ofertas desaparecerem na hora do checkout? Isso acontece quando os custos ocultos são exibidos no carrinho. Esses custos podem estar relacionados a envio, embalagem ou taxa de processamento do pedido. A cobrança desses valores adicionais pode irritar o cliente e forçá-lo a abandonar o carrinho.

Ao empreender na internet, seja o mais transparente possível sobre os valores cobrados. Por exemplo, na própria página do produto, os clientes podem ter a opção de escolher a forma de envio e os custos associados a ela. Isso deixa claro que o frete é cobrado, eliminando uma surpresa desagradável na hora do checkout. Isso ajudará o cliente a tomar uma decisão bem informado.

  1. Preocupações com segurança

Apesar do aumento nas transações, uma grande parte dos clientes ainda desconfia de compartilhar dados de cartão de crédito ou informações pessoais online. Eles querem uma garantia adicional de que suas informações pessoais e financeiras não serão vazadas ou acessadas por pessoas não autorizadas. Se eles não obtiverem essa garantia, abandonarão o carrinho de compras, sem pensar duas vezes.

Juntamente do aumento das ameaças à segurança cibernética, houve um aumento na classificação de confiabilidade da loja virtual, de modo que o cliente possa reconhecer e se tranquilizar. Hoje há selos de segurança, garantias de segurança, os certificados SSL, que dão ao site um sufixo HTTPS, junto de um símbolo de cadeado, etc. Eles ajudam a reduzir casos de abandono de carrinho causados ​​por questões de segurança.

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