No ar desde 1999, a Calculadora do Cidadão é uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central do Brasil que permite simular situações do cotidiano financeiro, realizando cálculos de financiamento, correção monetária e outros, a partir de informações fornecidas pelo usuário.
A última atualização da ferramenta foi feita recentemente e agora ela oferece um item que trata especificamente de custos no uso do cartão de crédito quando o usuário não pode pagar a fatura integral.
A nova funcionalidade permite ao usuário comparar o custo de pagar parte da fatura do seu cartão de crédito com outros tipos de financiamento. Basta entrar com o valor da fatura, o juro (mensal ou anual) que consta na fatura e o quanto pode pagar por mês. A ferramenta retorna o quanto esse parcelamento vai custar utilizando o juro do cartão, um empréstimo consignado, o crédito pessoal e o cheque especial.
A Calculadora do Cidadão pode ser acessada no site do Banco Central. Além disso, desde o ano passado, ela também está disponível no formato de aplicativo para smartphones e pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android.
Outras funcionalidades
Além dos custos do cartão de crédito, o usuário também pode fazer os seguintes cálculos com a ferramenta:
Aplicação – Depositando um valor todo mês, calcule o quanto terá no futuro.
Financiamento – Veja o quanto realmente custa fazer um financiamento com prestações fixas.
Valor futuro – Investindo à taxa fixa, verifique o rendimento após um período.
Correção de valores – Atualize uma quantia utilizando o índice da poupança, inflação ou outros.