Ações ESG crescem devido à crescente busca por produtos mais sustentáveis.
Um estudo recente da Opinion Box aponta que adotar práticas sustentáveis, sociais e de governança pode atrair clientes e melhorar o faturamento das empresas. O levantamento revelou que 67% dos consumidores brasileiros procuram informações sobre as práticas ESG de uma empresa, antes de adquirir um produto. O estudo apontou também que 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los. Além disso, 57% dos consumidores já deixaram de comprar produtos de uma marca que prejudica o meio ambiente.
Essa tendência de consumo se reflete em outros países da América Latina. O Mercado Livre divulgou um estudo apontando que a compra de produtos com impacto positivo dobrou nesses países. O desejo do consumidor por mercadorias e serviços sustentáveis é cada vez mais evidente e, portanto, a implementação de pilates sustentáveis pode impactar positivamente tanto o meio ambiente, quanto a reputação e vendas das empresas.
No entanto, é importante destacar que a prática de “greenwashing”, ou seja, quando empresas utilizam práticas insustentáveis, mas as promovem como sustentáveis, pode confundir o consumidor e prejudicar a credibilidade das marcas. Por isso, é fundamental que as empresas se comprometam verdadeiramente com práticas ESG e promovam a transparência em suas ações.
Germano Couy, gerente geral da Acer na América Latina, enfatiza a importância de trabalhar e desenvolver produtos que atendam às necessidades dos clientes, incluindo a demanda por mais sustentabilidade nos negócios. Ele também destaca a necessidade de as empresas entenderem profundamente o conceito de ESG e realizarem um diagnóstico de sua situação atual, definirem ou reverem o propósito de suas marcas, implementarem o planejamento e acompanharem os resultados obtidos.
Além disso, Couy sugere a criação de um conselho ESG e a exploração do crédito de carbono como formas de facilitar o processo de implementação de pilares sustentáveis. Por fim, ele destaca que o objetivo principal deve ser ajudar o meio ambiente e incentivar a construção de um futuro mais bonito e que a união de todo o ecossistema é fundamental para alcançar esse objetivo.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que
interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.