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Busca por produtos sustentáveis aquece ações ESG

Busca por produtos sustentáveis aquece ações ESG

Ações ESG crescem devido à crescente busca por produtos mais sustentáveis. 

 

Um estudo recente da Opinion Box aponta que adotar práticas sustentáveis, sociais e de governança pode atrair clientes e melhorar o faturamento das empresas. O levantamento revelou que 67% dos consumidores brasileiros procuram informações sobre as práticas ESG de uma empresa, antes de adquirir um produto. O estudo apontou também que 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los. Além disso, 57% dos consumidores já deixaram de comprar produtos de uma marca que prejudica o meio ambiente.

 

Essa tendência de consumo se reflete em outros países da América Latina. O Mercado Livre divulgou um estudo apontando que a compra de produtos com impacto positivo dobrou nesses países. O desejo do consumidor por mercadorias e serviços sustentáveis é cada vez mais evidente e, portanto, a implementação de pilates sustentáveis pode impactar positivamente tanto o meio ambiente, quanto a reputação e vendas das empresas.

 

No entanto, é importante destacar que a prática de “greenwashing”, ou seja, quando empresas utilizam práticas insustentáveis, mas as promovem como sustentáveis, pode confundir o consumidor e prejudicar a credibilidade das marcas. Por isso, é fundamental que as empresas se comprometam verdadeiramente com práticas ESG e promovam a transparência em suas ações.

 

Germano Couy, gerente geral da Acer na América Latina, enfatiza a importância de trabalhar e desenvolver produtos que atendam às necessidades dos clientes, incluindo a demanda por mais sustentabilidade nos negócios. Ele também destaca a necessidade de as empresas entenderem profundamente o conceito de ESG e realizarem um diagnóstico de sua situação atual, definirem ou reverem o propósito de suas marcas, implementarem o planejamento e acompanharem os resultados obtidos.

 

Além disso, Couy sugere a criação de um conselho ESG e a exploração do crédito de carbono como formas de facilitar o processo de implementação de pilares sustentáveis. Por fim, ele destaca que o objetivo principal deve ser ajudar o meio ambiente e incentivar a construção de um futuro mais bonito e que a união de todo o ecossistema é fundamental para alcançar esse objetivo.

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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