Essencial para melhorar a interação com o público, o marketing de relacionamento é ainda mais importante para pequenas e médias empresas, pois a qualidade do atendimento e o relacionamento entre cliente e empresa nunca foram tão valorizados como nos dias atuais. Além das já tradicionais técnicas de marketing, hoje em dia, também é possível presentear o consumidor com alguns “mimos” e até estender o presente para uma forma de divulgação mais criativa.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é de muita importância fidelizar o cliente, e o ato de presentear, além de ser um gesto carinhoso, também eleva a estima da pessoa que foi presenteada. Os mimos, ou brindes, podem ser usados em ações promocionais ou na assinatura de um novo contrato. O importante, independentemente do cenário, é prestar atenção e ter cuidado na hora de escolher o presente. Não se deve presentear um cliente que gosta de tecnologia com um porta-retrato, por exemplo, porque fica exposta a falta de conhecimento sobre os gostos do cliente. Um brinde muito genérico pode acabar causando o efeito reverso da intenção inicial.
Para que esse ato seja feito de forma correta, é importante coletar informações do cliente sempre que possível e manter um banco de dados atualizado. O consumidor mais moderno gosta de se comunicar por redes sociais, então explore também essa facilidade para elaborar o seu brinde e ter mais chances de fidelizar seu cliente.
Como utilizar o marketing promocional a seu favor
O marketing promocional acontece de diversas maneiras, mas, neste momento, vamos focar no brinde. O brinde é uma excelente forma de atrair clientes, e ele tem seu efeito potencializado quando consegue encantar e ganhar a simpatia do consumidor. Para que isso aconteça, é necessário tomar alguns cuidados.
Precisa existir uma ligação direta entre o cliente e o brinde. Se, pelo que você sabe do seu cliente, ele é mais caseiro, reservado e tem um perfil mais intelectual, um marca-página ou um quebra-cabeça personalizado podem ser presentes ideais para ele. A ideia do ato de presentear, como foi dito anteriormente, é surpreender o cliente. Por isso, saia do lugar comum e evite aqueles brindes que ficam esquecidos em casa, como chaveiros e porta-retratos.
Emoções positivas precisam ser despertadas quando o brinde for utilizado. Além dos elementos visuais que constituem a marca – com o logo ou o esquema de cores utilizado pela companhia –, é importante que o mimo contemple também com propósito e sensações.
Escolher o que dar de brinde não é uma tarefa tão fácil, pois é preciso muito envolvimento e estudo para entender o que pode agradar o seu consumidor ou não. Se tiver muita dificuldade em achar o presente ideal, a dica é contratar uma agência especializada nessas ações, com o conhecimento necessário para te orientar a realizar uma boa escolha e contribuindo para outras ações que criem um bom relacionamento entre você e seu consumidor.