A concentração de 70% das vendas das papelarias em janeiro, período de compras do material escolar, traz ótimas perspectivas de negócios e pode ampliar o faturamento de comerciantes que se preparam para o aumento da demanda. Na avaliação de consultores do Sebrae, o atendimento adequado tem gerado até 40% a mais de lucratividade nas vendas, além de beneficiar a imagem da loja.
Investir na melhora do atendimento torna-se fundamental nas papelarias em função de outros dois fatores: a concentração das vendas leva à contratação de funcionários temporários, que muitas vezes não recebem a capacitação adequada para execução do trabalho. Além disso, a diversidade de itens à venda em uma papelaria obriga um conhecimento amplo de todos os produtos à disposição do cliente.
“Em todas as empresas, segmentar o atendimento e tratar cada cliente conforme sua necessidade é um diferencial importante. Em papelarias, há uma variedade cada vez maior de produtos, inclusive suprimentos de informática, como pendrives e tablets, já muito usados em sala de aula. Os atendentes devem conhecer bem esses produtos e o tipo de público de cada um para estimular seu comércio”, observa Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
O lojista ainda tem de ficar atento à movimentação dos clientes dentro do estabelecimento. Se alguém entra na loja e sai de mãos vazias, possivelmente houve ali um problema de atendimento. É importante abordar essa pessoa, saber o que ela busca, ver se existe solução disponível na papelaria e, se for o caso, encomendar o produto, a fim de cativar o cliente.
Outra dica importante diz respeito à organização do ambiente, que contribui para melhorar o atendimento. Apostar em um layout moderno, com boa iluminação e espaço para circular dá mais conforto aos consumidores, que conseguem achar o que buscam com facilidade, além de permitir que o empresário e os empregados visualizem melhor o conjunto da loja.
Para dar mais conforto aos pais, os empresários podem explorar o comércio eletrônico. Dessa forma, muitos clientes conseguem fugir das lojas lotadas e comprar o material escolar sem sair de casa, pagando com cartão de crédito ou débito. Oferecer serviços diferenciados, como encapar livros e cadernos ou entregar em domicílio, também ajuda a fidelizar a clientela.
Para saber mais, leia a íntegra do texto publicado na Agência Sebrae de Notícias.