O setor de construção civil assume práticas sustentáveis especialmente em empreendimentos, desde o projeto, nas obras, na escolha dos materiais e gradativamente está sendo incorporada internamente nas empresas. Uma obra para ser considerada sustentável começa antes mesmo da construção, com a escolha de materiais que causem o mínimo de impacto no meio ambiente, como diminuição ou nenhuma emissão de CO2 e extração da matéria-prima, que sejam duráveis e menos agressivos ao meio ambiente.
Conquistar certificações de sustentabilidade ou programas de responsabilidade social e ambiental, pois estes são um diferencial importante na hora da escolha da contratação. Acessar o portal Construir Sustentável para conhecer as certificações e como obtê-las.
• Procurar linhas de financiamento desenvolvida para pequenos negócios voltados ao desenvolvimento sustentável, em alguns casos uma das condições é certificações de sustentabilidade e/ou eficiência energética. O BNDES e o Programa Construção Sustentável da Caixa Econômica Federal são algumas das entidades que fornecem linhas de financiamento para construções sustentáveis.
• Utilizar produtos que possam contribuir com a sustentabilidade na construção. Ex.: banheiros ecológicos, tintas naturais.
• Buscar qualidade e custos mais baixos na obra para que ações de desenvolvimento sustentável ocorram dentro do orçamento estipulado.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.