O conceito de rastreabilidade alimentar surgiu a partir da necessidade de identificar em qual parte da cadeia logística está um produto, podendo, a partir do rastreamento, saber sua identidade e origem. Portanto, entende- se por rastreabilidade a capacidade de seguir ou rastrear um alimento desde a produção ou colheita até o consumidor final.
Pela utilização de técnicas de rastreamento no agronegócio, que podem estar, por exemplo, nas embalagens ou documentos, o produtor de pequena propriedade rural possibilitará que seu cliente tenha mais informações sobre o produto.
O sistema permite que o cliente e a empresa consigam acompanhar, pela internet, todos os passos: desde a entrada na empresa, quando os produtos são identificados, até a descrição e sua localização no transporte, bem como fotos das unidades produtoras e distribuidores. Assim, em caso de perdas, extravios e demais problemas fica fácil a identificação da responsabilidade de cada empresa participante da cadeia de suprimentos utilizada no processo.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.