CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Banco, muito mais do que crédito

O relacionamento bancário das empresas de pequeno porte com as instituições financeiras nasce, normalmente, a partir da abertura da conta-corrente empresarial, utilizada para os pagamentos e recebimentos da empresa, associando-se os serviços básicos de cheque, cartão empresarial e transferências eletrônicas.

Muitos empresários que buscam orientação no Sebrae acham que os bancos são apenas “fornecedores” de crédito e desconhecem a maior parte dos produtos e serviços que eles podem oferecer. Nas situações mais extremas, querem construir sua relação com a instituição financeira a partir do crédito, o que normalmente levará o empresário a condições de prazo e custos menos favoráveis ao fluxo da própria empresa.

Conceitualmente, o termo “serviços financeiros” engloba um conjunto de soluções disponíveis nas instituições financeiras, seja para pessoas ou empresas, que vai além da oferta de empréstimos e financiamentos. Por isso, é fundamental que o empresário, especialmente o de pequeno porte, perceba que os bancos podem ser fornecedores e parceiros do pequeno empreendimento, na medida em que oferecem produtos e serviços que contribuem para melhorar a gestão da empresa e para aumentar sua competitividade.

 

O gráfico acima apresenta um leque desses produtos que podem ajudar o empresário na gestão de pessoas, do caixa, das contas a receber e das contas a pagar. A simples ação de fazer o pagamento dos salários de seus funcionários no banco, além de trazer benefícios para o empresário e para os seus empregados, permite que a instituição financeira identifique as reais necessidades bancárias da empresa, evitando assim que soluções fora do contexto empresarial sejam oferecidas.

Além disso, ao contratar produtos e serviços com a instituição financeira, é estabelecido um clima de confiança mútua na relação banco-empresa, fortalecendo o processo de aprendizagem entre ambos, o que é marcado pela troca de informações que geralmente não está registrada nas bases de dados do banco e de experiências positivas vividas pelas partes, por exemplo, em uma solução de seguro ou de investimento.

A partir de um relacionamento bancário calcado em soluções de serviços, por exemplo, é possível avançar para o crédito, que pode começar com contratos de prazos curtos que permitam às partes avaliar os riscos e tomar as ações de ajustes, o que então contribuirá na redução das assimetrias de informação entre o banco e a empresa.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae