Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Autosustentabilidade: O que é e como aplicar em sua empresa

Autosustentabilidade: O que é e como aplicar em sua empresa

Com o aumento de vendas e produtos ofertados em Marketplace e os clientes em busca de novas marcas, a sustentabilidade tem se tornado essencial para maioria das empresas, principalmente no ramo industrial. 

O termo em questão vem do ato de conseguir sustentar um projeto no segmento em que trabalha, realizando a exploração de recursos naturais em áreas não predatórias, além de pensar no futuro do mundo e das gerações. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, vem com a gente!

O que é auto sustentabilidade?

Esse conceito vem da mesma premissa da sustentabilidade, ou seja, implementar ou racionalizar projetos de exploração, a fim de manter recursos ativos e criar para utilização futura. 

Sustentabilidade foi e sempre será um tema de extrema importância, é tão essencial quanto um inversor de frequência dentro de um prédio escolar e, finalmente, chegamos no ponto em que os clientes desprezam atitudes predatórias que, no fim, são prejudiciais para todos.

A implementação da autosustentabilidade em sua empresa representa quase metade do seu marketing de relacionamento, pois são por condutas corretas como essas que a imagem da marca é construída. 

Devido às mudanças climáticas, pandemias e a escassez de recursos naturais, a autosustentabilidade é um dos termos mais buscados pelos usuários digitais, que veem, nas empresas que compram, o compromisso ambiental. E caso isso não for encontrado, certamente se afastarão das mesmas.

Um grande exemplo disso são as empresas que produzem e distribuem mangueira de incêndio: elas produzem materiais sustentáveis que ajudam o meio ambiente, além da finalidade principal do material.

Sustentabilidade nos negócios

Essa expressão, como mencionamos, não é nova. Na realidade, a primeira aparição foi em 1972, quando o princípio de consciência ecológica começou a se expandir. Após isso, diversos debates se propagaram. 

Com os acontecimentos ambientais mais recentes, as discussões ganharam mais intensidade e, finalmente, virou um requisito de qualidade coletiva. A maioria compreende que, sem recursos mínimos, estaremos sujeitos a mais crises e complicações.

Quando falamos de sustentabilidade nos negócios, vemos empresas comprometidas com o replantio e com a recolocação de recursos sem a prática predatória, ainda inseridos em vários nichos da sociedade, além de produtos feitos com materiais sustentáveis como, por exemplo, fitas do bonfim.

Assim, as empresas que aplicam esses conceitos de autosustentabilidade, utilizam recursos próprios (com o repovoamento da floresta, todos tendem a se beneficiar). É como se utilizasse a mesma dashboard de vendas, porém, com novos métodos de alcance.

 

Tudo isso faz com que haja equilíbrio na economia, dando margem para lucros e cuidando das gerações futuras. O aspecto social do desenvolvimento se preocupa com o capital humano, que engloba os funcionários, consumidores e fornecedores, prezando pelas condições e atendimento adequado a todos, sem exploração da mão de obra.

No Brasil, temos alguns institutos que se prontificam a realizar ações voluntárias, com condutas econômicas e ecológicas, como por exemplo:

  • Implementação de coletores recicláveis;
  • Troca de copos descartáveis;
  • Ampliar conhecimento ecológico;
  • Humanizar empresas.

Tudo isso faz com que o cenário brasileiro mude no quesito da autosustentabilidade. Portanto, você pode começar a aplicar pequenas práticas de conscientização hoje mesmo, seja em casa ou em sua empresa e tornar seu dia a dia e seus ganhos melhores do ponto de vista do meio ambiente.

Entenda: o tema dificilmente sairá de foco. Desta forma, vale a pena se juntar aos que já lutam a favor da natureza.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados