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As mudanças e transformações do varejo

As mudanças e transformações do varejo

Transformações e inovações assolam o segmento de varejo, com a necessidade de manter a competitividade e a relevância.

 

O varejo e seus fornecedores estão passando por uma transformação constante, tanto interna quanto externamente.

Internamente, a incorporação da tecnologia e do digital como um processo evolutivo natural para manter a competitividade e melhorar os resultados. Já a transformação externa é uma resposta às mudanças no ambiente de negócios causadas pela evolução do comportamento e desejos dos consumidores.

 

Produtores e varejistas

No início, os produtores eram os próprios artesãos que produziam e vendiam diretamente aos consumidores. Com o tempo, surgiram intermediários como comerciantes ou varejistas que se especializaram e criaram formas diferenciadas de chegar até o consumidor. Além disso, com a expansão dos negócios, os próprios varejistas tornaram-se produtores e criaram suas marcas.

 

Mais recentemente, os produtores perceberam a necessidade de repensar seu posicionamento, devido ao poder do varejo em relação à conexão direta e o relacionamento com o consumidor e a criação de marcas próprias. Além de  incorporarem serviços integrados com produtos para atender as expectativas mais altas dos consumidores, que também evoluíram de forma mais exigente.

 

Isso pressionou os produtores a repensarem sua estratégia e reconectarem-se com os consumidores através da alternativa DTC (direct to consumer), facilitada pela tecnologia e pelo digital. Exemplos globais como Nestlé com Nespresso e outras marcas fortes mostram a integração de produtos, marcas, conceitos, formatos, canais e serviços. O crescimento dos marketplaces também tem estimulado a expansão dessas alternativas. Além disso, as marcas atualmente estão buscando se conectar diretamente com os consumidores para criar diferenciação e relacionamento humanizado, diante da concentração do varejo nos múltiplos segmentos.

 

O processo de transformação que pode ser visto no varejo e seus fornecedores, impacta a realidade e indica um panorama de aumento da pressão e da competitividade.

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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