As inovações não dispensam a eficácia das formas tradicionais de divulgação
Ao pensar em formas de divulgar um produto ou serviço pensamos muitas vezes em alguma forma nova e inovadora, que de fato chame a atenção do público-alvo. Será que as formas tradicionais não podem fazer esse serviço? Esquecemos as formas tradicionais em detrimento de riscos que muitas vezes não precisam ser assumidos.
Vamos a um exemplo simples: o que vende um supermercado? Comida, em essência. O que é feito com esta mercadoria? Preparada para alimentação, na maior parte das vezes. Resultado: por que não divulgar sugestões de receita em revista própria do estabelecimento? Com essa solução pode-se ainda divulgar entrevistas, veicular outros anúncios (inclusive pagos), e ainda promover algum produto falando de sua região de origem. Um exemplo deste caso é a rede de supermercados VERDEMAR, conforme ilustração e link acima. Por meio de revista própria da rede eles promovem estes aspectos levantados e outros, vale a pena conferir.
Pensando agora em outros setores e atividades econômicas, podemos aproveitar formas tradicionais para divulgar o que seja de interesse do cliente, de forma a este desejar carregar junto de si, para sua casa, um pouco do produto ou serviço que está comprando:
- Uma loja de tintas: dicas de combinação de cores, cuidados com decoração e um encarte ´faça você mesmo´;
- Para um grupo de cabeleireiros, por exemplo, um encarte com alguns cortes de cabelo e dicas de moda, além de cuidados com a pele;
- Um livraria pode promover entrevistas e resenhas de alguns livros, além de conteúdo cultural (algumas livrarias já fazem isso, mas na forma de panfleto com foco em venda, e não em informação);
- Uma rede de informática pode facilmente promover dicas de manutenção e aprimoramento de desempenho do computador pessoal, comparações entre novos produtos, ou ainda informações sobre novos softwares.
Formas tradicionais e simples de divulgação podem ainda ser muito úteis, vale aproveitar para descobrir em torno do próprio empreendimento onde está o interesse do cliente e trabalhar em cima das oportunidades decorrentes.
Da Unidade de Acesso a Mercados