CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Artesanato e a Cultura Brasileira: a importância da valorização

Artesanato e a Cultura Brasileira: a importância da valorização

Artesanato e Cultura Brasileira_capa

O artesanato brasileiro é conhecido em todo o mundo por sua criatividade. Esse rico conjunto de produtos, desenhos e tons surgiu da herança dos povos que por aqui passaram e constituem a cultura brasileira. Saber identificar e estimular a identidade cultural de cada região, por meio do artesanato é de fundamental importância para a cultura e para o artesanato em si.

Identificar cada cultura através de traços, cores e texturas características agrega valor ao ornamento, seleciona o público para o qual será vendido e aumenta as chances de apreciação por parte do consumidor.

Contudo é necessário cautela na “impressão” dos aspectos culturais na peça para que o mesmo não se torne um simples souvenir da região. Souvenires são importantes peças que difundem a cultura local, mas estamos falando de algo maior, da força da culturalização no valor (tangível ou não) do artesanato.

É fato perceptível nas feiras e eventos voltados ao artesanato que quem demanda determinada peça procura por uma identidade cultural inserida, por um diferencial que torne o item exclusivo e não facilmente encontrado em outros lugares.

Para felicidade dos artesãos brasileiros, o Brasil possui uma rica e vasta cultura que varia em cores, formas, sons, texturas e efeitos de norte a sul do país. Encontrar algo que se encaixe dentro do seu produto não será difícil.

Em termos de valorização do artesanato, quanto mais distinto e inovador for o design da peça, mais o seu valor agregado cresce. Isso significa para o artesão que, não basta ter o talento de produzir um item com qualidade, é necessário que essa peça traga diferenciais em sua concepção. Quando esses diferenciais citam a cultura de uma região brasileira o valor é ainda mais estimado.

Neste conceito a artesã e empresária Silva Motta, da Design Ecológico Biojoia destaca ainda que a produção de peças com conceitos diferenciados precisa ser agregada além de qualidade, de preço competitivo para ganhar o coração dos consumidores. “O cliente está cada vez mais exigente e sempre quer novidade. Neste sentido, é fundamental fazer com que o consumidor viva uma experiência completa em que todos os aspectos. Da peça a embalagem, tudo é importante para a sua fidelização”, ressalta.

Exemplos fortes no mercado podem ser citados como ícones de brasilidade em sua essência como os famosos traços dos bonecos do Mestre Vitalino, as rendas de Orobó e muitos outros. Inserir a cultura no artesanato é algo prático e pode fazer toda diferença, diz o artesão Alexandre Lourenço, que agregou valor a sua arte utilizando a areia vinda do Rio Capibaribe (Pernambuco) e que é misturada ao cimento para dar contornos realistas aos quadros. Segundo ele, além de ser um diferencial, a areia dá cunho ecológico a obra. O artesão afirma ainda que o cliente paga a mais, ou seja, valoriza a peça com design diferenciado pela cultura local.

CRAB: espaço de valorização do artesanato brasileiro.

Ações do Sebrae incentivam artesanato brasileiro.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae