Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Aposentadoria: como se preparar e investimentos possíveis para complementação de renda fora do mercado de trabalho

Aposentadoria: como se preparar e investimentos possíveis para complementação de renda fora do mercado de trabalho

Embora seja muito aguardada pelas pessoas, a aposentadoria também apresenta algumas incertezas, especialmente no sentido financeiro. Isso porque a aposentadoria pública não costuma ser suficiente para aqueles que buscam tranquilidade e segurança. Nesse sentido, uma das alternativas que surgem paralelas a ela é o investimento. 

As regras para receber o valor previsto pelo INSS estão sempre mudando e podem gerar insegurança, assim como a necessidade de fazer ajustes mais radicais no orçamento. Desse modo, investir é uma alternativa para quem busca estabilidade e saúde financeira ao sair do mercado de trabalho, e, para isso, é importante compreender primeiro como funciona a aposentadoria no Brasil. 

Como funciona e quais as regras da aposentadoria no Brasil?

É possível alcançar a aposentadoria pública pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários. Para ter direito, é necessário contribuir para a Previdência Social durante um período determinado, que varia de acordo com a modalidade de aposentadoria escolhida.

Existem diversas modalidades de aposentadoria pública no Brasil, como aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e outros motivos específicos, a exemplo a aposentadoria especial para trabalhadores expostos a condições insalubres. Cada modalidade tem suas próprias regras de concessão, que podem variar de acordo com a legislação em vigor.

O valor, por sua vez, é calculado com base nas contribuições realizadas pelo trabalhador ao longo de sua vida profissional. No entanto, existe um teto para o valor que pode ser pago pelo INSS, ou seja, mesmo que o trabalhador tenha contribuído com valores mais altos durante seu período de trabalho, ele não receberá um benefício acima desse limite.

Por isso, o montante que muitos brasileiros recebem do INSS comumente não é suficiente para arcar com os custos. Afinal, ele costuma ser menor do que o seu último salário enquanto ativo.  

Opções de investimento seguros

As opções de investimentos que surgem para aqueles que querem se aposentar, não diferem muito dos investimentos usuais. O requerente pode optar por investir em imóveis em função da segurança e rentabilidade, principalmente se o objetivo for gerar renda com aluguel mensalmente. 

Assim como em fundos de investimento, que nada mais são que carteiras de investimento geridas por um gestor profissional, que aplica recursos em diferentes ativos financeiros, como ações, títulos públicos e privados, entre outros. Atentando-se aos diferentes tipos, como fundos de renda fixa, fundos multimercado e fundos de ações.

Ou até mesmo na própria previdência privada, que atua como um plano de investimento de longo prazo, cujo objetivo é garantir uma renda complementar à aposentadoria pública. Existem diferentes tipos de planos, com taxas e garantias diferenciadas. 

Em todo caso, é indicado o uso de uma calculadora de aposentadoria, que auxilia no planejamento considerando os aportes mensais que o solicitante pretende fazer ao longo da vida, através dela, é possível mensurar o valor da aplicação inicial e a idade de aposentadoria desejada. A calculadora, em suma, é capaz de simular a aposentadoria e servir como um guia de investimento inicial.

You must login to add a comment.

Posts relacionados