Todos sabemos que a água é um elemento essencial a vida e a sobrevivência dos seres terrestres e quiçá de outros seres que vagam pelo universo.
Entretanto, a bebida mais consumida no mundo, a água, sempre foi alvo de muita preocupação no que diz respeito a sua escassez. Garantir o acesso universal a esse bem tão precioso, especialmente para uma classe menos favorecida, é uma preocupação não só humanitária, mas de todos os governantes.
Neste sentido, o exemplo de acesso mais igualitário com relação a água, vem do Paraguai, que atende, praticamente de forma igual, tanto as classes mais favorecidas quanto as menos favorecidas. Isso acontece por uma questão de modelo de governança, que descentralizou o serviço de gestão da água. No país, há cerca de 4 mil Conselhos de Saneamento, que atuam localmente de forma colaborativa, auxiliando o Serviço Nacional de Saneamento Ambiental, na gestão da água, em cada localidade.
Fonte: BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61678672. Publicado em 12/06/2022, por Veronica Smink.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.