Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Acessibilidade: a importância do assistente de Libras para sites

Acessibilidade: a importância do assistente de Libras para sites

Atualmente, mais do que nunca, a acessibilidade está em alta em quaisquer situações do nosso cotidiano — e, na internet, não é nada diferente. Recursos de acessibilidade na internet se tornaram não só importantes, mas essenciais de fato, para que os conteúdos disponibilizados e publicados por toda a web possam ser funcionais para quaisquer usuários que os procurem.

Diante deste cenário, a necessidade de o site da sua empresa estar devidamente preparado e desenvolvido com funcionalidades de acessibilidade é simplesmente fundamental. Por conta disto, hoje em dia, existe uma série de recursos que possibilitam uma tradução rápida, se não instantânea e imediata, de conteúdos digitais — tais quais textos, áudios e vídeos — para que pessoas com necessidades especiais possam usufruí-los sem maiores problemas.

Lei Brasileira de Inclusão (LBI)

Desde meados de 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) tem exigido que todos os sites, sejam eles públicos ou privados, se adequem às normas de acessibilidade. Entretanto, mesmo assim, de acordo com dados levantados pelo Estadão em julho de 2021, apenas 1%  dos sites brasileiros são realmente acessíveis.

Este é um dos motivos que torna ainda mais crucial a necessidade de tornar um site acessível, uma vez que já não se trata somente de promover a inclusão digital, mas também de atuar como um verdadeiro diferencial dentro do mercado e estar à altura no quesito de competitividade. 

Atualmente, existem diversos recursos que podem ser aplicados e utilizados para tornar os sites mais acessíveis e de fácil acesso, como é o caso da descrição detalhada de imagens para deficientes visuais, oferecida em algumas ferramentas voltadas para a inclusão digital.

Ferramenta VLibras

A VLibras, por exemplo, é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Governo Federal — em uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) — e que funciona como um verdadeiro assistente de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, utilizando tecnologia de inteligência artificial para traduzir conteúdos digitais de forma automática.

Dentre as funcionalidades da VLibras, cabe destacar: 

  • A interpretação de textos em língua portuguesa para Libras;
  • Opção de escolha entre um avatar feminino ou masculino;
  • Ajuste na velocidade da interpretação conforme as necessidades do usuário;
  • Possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho do avatar do intérprete na tela;
  • A escolha entre exibir ou não a legenda em português durante a interpretação de conteúdos. 

Esta e outras ferramentas tornam a internet muito mais acessível para usuários que possuam alguma deficiência auditiva, por exemplo, ao utilizarem seus computadores, tablets e celulares para explorar a web em busca de entretenimento, notícias ou informações.

Embracom Digital

Para garantir que o seu site possua recursos práticos de acessibilidade implementados em sua estrutura e que os seus conteúdos possam alcançar ainda mais usuários por toda a web, conte com a Embracom Digital, uma empresa especializada na criação, desenvolvimento e manutenção de sites, incluindo a implementação do assistente de Libras, o VLibras, na estruturação dos sites.

Entre em contato com a gente e garanta que o seu site esteja 100% acessível para todos os usuários da web!

You must login to add a comment.

Posts relacionados