Estudo da SBVC em parceria com OasisLab mostra que 64% das empresas brasileiras de varejo planejam investir mais em transformação digital em 2023.
O varejo e a transformação digital
De acordo com a 5ª edição do estudo sobre a transformação digital desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a OasisLab Innovation Space, a transformação digital ganha cada vez mais importância na agenda dos varejistas brasileiros. O estudo mostra que 64% das empresas pretendem investir mais nessa área em 2023, e em 52% delas, o investimento supera 0,61% do faturamento bruto.
As principais áreas de investimento em transformação digital serão vendas online, omnicanalidade e experiência do consumidor. Os maiores benefícios dos investimentos em transformação digital são o aumento da receita da empresa e o aumento do valor do negócio.
Segundo o estudo, a transformação digital do varejo não é apenas uma forma de buscar aumento de produtividade ou crescimento imediato das vendas. A análise feita pela SBVC e OasisLab afirma que 44% dos varejistas entrevistados afirmam que a transformação digital permitirá reinventar seus modelos de negócios. Atualmente, 43% dos varejistas acreditam estar bastante ou muito automatizados em suas atividades, enquanto 48% se colocam em um estágio mediano nesse processo.
A metodologia
A pesquisa se baseou em análises exploratórias com os executivos responsáveis pela transformação digital em 30 dos maiores players do mercado brasileiro, em 10 diferentes segmentos. O estudo ouviu empresas de diferentes faixas de faturamento, incluindo empresas que faturam mais de R$ 10 bilhões anuais. “Nenhuma empresa entrevistada disse que a transformação digital não está em seu radar estratégico. Isso mostra o quanto o varejo mudou nos últimos anos”, afirmou Eduardo Terra, presidente da SBVC.
O estudo também mostrou que a transformação digital tem um impacto amplo nos negócios, afetando as mais diversas áreas do dia a dia das empresas. Quase metade dos varejistas entrevistados está incorporando a transformação digital às áreas de operações e infraestrutura, enquanto 20% estão investindo em ações na área logística. Para Terra, os dados sugerem que a transformação digital do varejo está cada vez mais madura. “As mudanças culturais e de comportamento que vieram à tona com a pandemia levaram o varejo a se tornar mais ágil, desenvolvendo times horizontais e se apoiando em tecnologia para vencer os desafios internos e externos”, concluiu.
Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae entrega um conteúdo novo que pode mudar o seu negócio. Siga os temas do seu interesse nas Comunidades do Sebrae no Telegram.