A população mundial continua crescendo a cada ano e a industrialização e o consumo também. Isso nos leva há um aumento no volume de resíduos gerados, onde parte dele é lançado de alguma forma na natureza. Em relação a essa questão, há muito tempo os governos e a sociedade tentam encontrar alternativas visando minimizar o impacto sobre o meio ambiente.
Contudo, dados indicam que já atingimos a marca de 9 bilhões de toneladas de resíduos gerados anualmente, no mundo. Dentre os países que mais produzem lixo, o Brasil ocupa a 40ª posição, produzindo cerca de 240 mil toneladas/dia.
No país, em relação aos setores que mais geram resíduos, o de alimentação produz em média cerca de 150 mil toneladas de lixo por ano. Para reduzir esse volume significativo de resíduos, é primordial que ações e práticas sustentáveis sejam implementadas em toda a cadeia produtiva e de serviços. Aliado a essas medidas, bares e restaurantes podem contribuir fazendo uma melhor gestão dos insumos, reduzindo desperdícios e aproveitando melhor os alimentos!
Fonte Abrasel. Disponível em: https://abrasel.com.br/revista/artigos-de-opiniao/chicko-sousa-a-importancia-da-gestao-de-lixo-para-restaurantes-e-bares/. Publicado em 21/07/2022 por Chicko Souza.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.