Antes de abrir uma empresa, muitos empreendedores já sabem o que vão vender ou produzir. Mas será que é isso que os clientes querem comprar? A ideia vai atrair investidores? No artigo, há resposta para essas e outras perguntas.
Para auxiliar e trazer informações ao empreendedor, o Sebrae traz o artigo “Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem”.
Dividido em duas partes, o artigo trata da importância da realização de pesquisas de mercado e traz informações sobre como começar um plano de negócios.
Na etapa da pesquisa de mercado, os futuros empresários descobrem como juntar informações sobre o mercado em que desejam atuar, oportunidades de negócios, quais são as práticas dos concorrentes e os diferenciais entre as organizações.
O objetivo desta etapa é saber se vale a pena entrar no mercado escolhido, se o retorno será o esperado e quais são as estratégias a serem desenvolvidas e seguidas para se obter sucesso no empreendimento.
Já o plano de negócios é um documento que apresenta as informações necessárias para a operacionalização do seu projeto, os investimentos necessários e os gastos existentes na implementação de uma empresa, comprova a viabilidade comercial do projeto. Esse é composto por seis tópicos:
- Resumo executivo: explica o conteúdo do plano.
- Visão e missão: mostra como o empreendedor imagina o seu futuro da empresa e a participação do negócio na concretização dessa ideia.
- Descrição geral: apresenta as competências de sócios e diretores, bem como quais produtos ou serviços que serão comercializados.
- Análise estratégica: descreve como a empresa atuará no mercado. É baseado na pesquisa de mercado e deve ter objetivos e metas estabelecidos.
- Plano de marketing e vendas: detalha como será feita a comercialização dos produtos ou serviços.
- Plano financeiro: demonstra a viabilidade do projeto, a quantidade de investimento necessária e qual será o retorno financeiro.
Se você é um futuro empreendedor não pode deixar de ler este material e acessar o site do Sebrae Mercados.
Acesse o relatório completo aqui: “Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem”.