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A Importância de Sabermos Escolher um Nicho de Mercado

A Importância de Sabermos Escolher um Nicho de Mercado

Trabalhar com Joias Artesanais é colocar em cheque a escolha correta de um nicho de mercado afunilado e especializado.

Olá, tudo bem?

Hoje falaremos um pouco melhor sobre a importância de sabermos unir a escolha daquilo que queremos trabalhar, com uma boa escolha de nicho de mercado.

Tomaremos como exemplo específico as joias artesanais masculinas, e mostraremos a forma com que esse afunilamento poderá melhorar nossos negócios.

Afinal, vivemos em um mundo que toda e qualquer forma existente para melhoria das vendas é bem-vinda.

Portanto, saber de que maneira posso melhorar minhas vendas através de um bom estudo de mercado é essencial em dias atuais.

Uma dessas maneiras é utilizar o nicho de mercado ao seu favor, encontrando uma quantidade minoritária de clientes, mas que sejam fiéis ao seu produto e estejam em constante contato.

Pensando nisso, resolvemos montar um conteúdo exclusivo com a finalidade de lhe auxiliar nesse momento de “procura no seu lugar ao sol” empreendedor.

Então, caso queira aprender como especializar seu nicho levando de exemplo as Joias Artesanais, acompanhe-nos até o final e deixe um comentário.

Afinal, sua opinião é de suma importância para que continuemos a trazer um conteúdo de qualidade aqui para o blog.

Sem maiores delongas, vamos lá. Leia conosco!

A Importância de Sabermos Escolher um Nicho de Mercado

O nicho de mercado é a ramificação do comércio em que iremos atuar, de que forma iremos vender nosso produto.

No exemplo que estamos trazer hoje, nosso nicho são as joias artesanais, ainda que de maneira branda.

Mostraremos um pouco a seguir como as joias artesanais podem ser ainda mais afuniladas dentro do próprio mercado.

Em poucas palavras, a boa escolha de um local para se estabilizar no mercado é que determinará se suas vendas fluirão de maneira boa ou então não.

Quantas vezes já foi em alguma loja ou outro tipo de estabelecimento, e se sentiu dentro de uma bagunça generalizada?

Então, essa característica é encontrada principalmente em empresas que não souberam escolher seus nichos de mercado.

No caso das joias artesanais, é como se uma joalheria vendesse joias e eletrodomésticos juntos no mesmo local.

Percebe a discrepância entre um produto e outro? Não faz sentido, dessa forma, também não haverão vendas substanciais.

Nicho de Mercado e a Concorrência

Outro ponto que podemos citar como grande embasador da escolha, é a concorrência em que iremos atuar.

Saber escolher e conhecer o seu local no mercado fará com que todo seu processo produtivo seja mais fácil.

Isso porque saberemos quais são nossos principais concorrentes e tomaremos as decisões corretas de acordo com aquilo que acharmos viável.

As joias artesanais podem ser um bom exemplo disso.

Uma joalheria especializada em joias artesanais sabe que não pode ser comparada a outra joalheria comum.

Apesar de atuarem basicamente com o mesmo produto, ambas possuem valores e processos de vendas totalmente diferentes.

A realidade de uma não é a de outra.

Geralmente, as joias artesanais são um pouco mais caras do que aquelas industrializadas, ainda que imponentes no mercado.

Mas, pelo fato das joias artesanais ainda possuírem muita manufatura e um valor simbólico maior, seu preço pode ir as alturas.

Então, como um proprietário de joalheria comum se compararia a de um estabelecimento que vende joias artesanais?

Podemos citar como exemplo o próprio número de vendas.

A joalheria comum teria que fazer muitas vendas a mais para atingir o mesmo capital ao final do mês.

Portanto, quanto mais afunilado e mais especializado for o seu nicho, melhor será a sua preparação de mercado.

Dessa forma, evitamos imprevistos indesejáveis ao fim de cada mês.

Afunilamento do Nicho de Joias Artesanais

Partiremos da visão macro até chegarmos a micro, para que você entenda a diferença entre estabelecimentos que trabalham com tudo, e outros que trabalham com foco em um produto.

Tomando novamente como exemplo o nicho de joias artesanais.

Lojas como Havan e outras marcas que fornecem diversos departamentos, possuem grande receita, mas precisam de um grande número de vendas para obtê-la ao fim do mês.

O que acontece é que geralmente quem se sustenta nesse mercado diversificado são grandes marcas.

Então, caso empresas pequenas quiserem aderir, podem não obter muito sucesso pela falta de fidelização do cliente.

Mas, o que seria essa fidelização do cliente?

Passemos a olhar novamente ao mundo das joias artesanais e das joalherias em geral.

A joalheria em si já possui um público: pessoas que gostam de joias e pagam caro por elas.

Esse é seu público, mas este ainda pode ser aprimorado, fidelizando ainda mais um grupo específico de clientes que manterá a marca de pé.

Mas como? Afunilando ainda mais!

O funil de vendas chega ao seu final, onde podemos escolher diversas ramificações.

Neste caso, se você quiser construir uma boa marca, poderia levantar um estabelecimento especializado em joias artesanais masculinas.

Dessa forma, usando de todo o aparato que o empreendedorismo nos oferece, você diminui seu público, mas o fideliza.

São clientes fiéis que irão contratar seu serviço pois buscam exatamente aquilo que você vende, e não várias coisas ao mesmo tempo.

Como Escolher um Bom Nicho de Mercado?

Agora que já sabemos da importância de uma boa escolha, como fazer para consumá-la?

É necessário levar alguns detalhes em conta além do amor por aquilo que faz, muitas vezes o que você mais ama possui um mercado difícil de atuar.

O caso das joias artesanais masculinas é um exemplo claro disso, seu mercado é pequeno, portanto, os clientes precisam ser fiéis e os preços dos produtos precisam ser um pouco altos para gerarem fluxo de caixa.

Abaixo deixamos uma pequena lista com detalhes que devemos levar em conta ao escolhermos onde iremos atuar.

Escolha de acordo com:

  • Sua afinidade com esse nicho;
  • O que você sabe sobre esse mercado;
  • Quais e quantos concorrentes já atuam na área;
  • Como é o comportamento dos clientes dessas lojas;
  • Qual a precificação dos produtos em relação ao fluxo de caixa mensal;
  • E o número de vendas mensais necessárias a serem feitas para manter a sobrevivência da marca.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a escolha e o afunilamento do nicho de mercado? O que achou do exemplo que trouxemos sobre as joias artesanais masculinas?

Está buscando por um lugar no mercado empreendedor de vendas? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Renan Tolentino

Renan Tolentino

Boas respostas
Sólida experiência em gestão de contratos, convênios e termos de parceria governamental. Atuação estratégica no desenvolvimento e monitoramento de projetos no âmbito das políticas públicas tangentes às TICs, com foco na inclusão digital. Formação em Tecnologia de Redes de Comunicação.

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