“Perdi uma venda!”
Nos dias de hoje, um negócio não deveria se dar a chance de dizer essas palavras. Mas infelizmente, muitos ainda o fazem. E se a venda perdida foi por falta de opção de pagamento, aí realmente existe um problema – que, felizmente, pode ser ajustado.
Quem já dirige uma empresa há algum tempo sabe a importância do fluxo de caixa. Quanto mais dinheiro entra na conta de maneira mais suave e rápida possível, mais fácil pagar fornecedores, financiar os planos de negócios, etc.
Até mesmo nesse ponto aceitar diversas formas de pagamento pode ajudar, já que isso permite a entrada de dinheiro de várias fontes diferentes. Além disso, a tecnologia facilita para que o dinheiro fique disponível quase imediatamente.
É um fato: quando os clientes podem escolher entre diferentes opções de pagamento, o seu negócio assume automaticamente uma vantagem no mercado.
Tradicionalmente, os clientes tinham apenas um modo de pagamento – dinheiro ou cartão de crédito, quando compravam em uma loja local, por exemplo. Com a tecnologia, já se foram os dias de andar com grandes quantidades de dinheiro ou mesmo de esperar pelo processamento do pagamento. As opções agora estão mais rápidas e seguras do que nunca e os clientes esperam poder escolher a que mais lhe convém.
Uma variedade de opções pode ser vista até mesmo como um método de retenção. Além disso, a variedade também é atraente para novos clientes. Dito tudo isso, oferecer vários métodos de pagamento também se traduz em mais transações e maior volume de negócios.
Dicas para se atualizar sobre as formas de pagamento
Quantas vezes você já parou e fez uma busca no Google sobre as formas de pagamento mais utilizadas? É uma ferramenta de uso rápido e simples que já pode te auxiliar de uma forma grandiosa.
Outra forma é acompanhar as pesquisas que são divulgadas de tempos em tempos sobre as formas de pagamento que os clientes estão optando. Ficar de olho nelas é uma boa maneira de atualizar o seu negócio.
De acordo com uma pesquisa do BIS (Banco de Compensações Internacionais), por exemplo, os pagamentos digitais estão cada vez mais populares entre os consumidores em todo o mundo.
No Brasil, existem muitas estatísticas que apontam o crescimento desse tipo de pagamento.
O estudo feito pelo Capterra com 1.002 entrevistados de todas as regiões do país mostra um crescimento de 32% no volume de pagamentos frequentes por dispositivos móveis entre aqueles que possuem carteiras digitais, que permitem realizar as chamadas transações contactless, instaladas nos celulares ou relógios inteligentes.
De acordo com a Cielo, empresa de meios eletrônicos de pagamento, houve um aumento de 495% nas transações realizadas pelo Super Link da empresa.
Uma outra maneira de se atualizar além destas maneiras citadas acima é observar o que o seu concorrente tem aceitado como forma de pagamento. Para isso, pesquise em diferentes fontes: visite o espaço físico da concorrência (caso se aplique), visite frequentemente o site da concorrência (caso se aplique), acesse as redes sociais dos concorrentes, acesse bancos de dado que disponibilizam informações sobre a concorrência (o site C Tem Que Saber, por exemplo), etc.
Conclusão
Aceitar diferentes formas de pagamento é necessário não somente para dar opções aos seus clientes. É uma ação necessária para manter a saúde do negócio, para um fluxo de caixa mais fluido, para uma maior segurança nas transações, etc. Fato é: ambas as partes ganham!