Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

A importância da gestão de riscos jurídicos para o departamento jurídico

A importância da gestão de riscos jurídicos para o departamento jurídico

Como se preparar para algo que ainda não chegou, mas você sente que está próximo? Como atuar de maneira preventiva para algo que pode chegar sem avisar? Sem dúvidas, essa é uma tarefa bem complicada para ser feita, afinal, gerenciar riscos futuros definitivamente não é tão simples. 

É praticamente impossível ter total conhecimento ou autonomia sobre o futuro ou algo que está próximo de acontecer, nunca se sabe quando um purificador de ar vai quebrar ou quando um funcionário pedirá as contas, mas acima de tudo é preciso estar preparado, ainda mais quando falamos sobre o departamento jurídico. 

Processos ocorrem com uma certa frequência dentro de qualquer empresa, e cá entre nós, dependendo de como eles chegam, o risco pode ser enorme para o bolso e o status de um negócio, sendo assim, é necessário se antecipar. 

No texto de hoje, iremos falar tudo sobre a importância da gestão de riscos jurídicos dentro do departamento jurídico, como se antecipar e atuar de forma preventiva pode mudar o rumo de uma ação ou processo? Bora conferir isso e muito mais agora! Vamos lá!

O que é a gestão de riscos?

Gerenciar riscos é uma tarefa complicada mas essencial dentro de qualquer negócio, ainda mais quando falamos em termos jurídicos onde as proporções podem ganhar uma dimensão um pouco mais elevada. 

Para quem não conhece, a gestão de riscos nada mais é do que a atuação prévia na identificação de problemas e a tomada de decisão evitando com que ele aconteça, ou seja, esse é um conceito que se baseia na previsibilidade dos riscos, e no adiantamento para evitar que algo ocorra dentro da empresa. 

No âmbito jurídico, gerenciar os riscos com essa gravidade significa avaliar possíveis processos, entender cenários relativamente desfavoráveis, e se prevenir de que algo mais grave aconteça. 

O intuito é evitar o máximo de prejuízo possível, então o departamento jurídico como um todo deve realizar uma verdadeira varredura em todos os detalhes da corporação, desde o posicionamento do letreiro de led até mesmo os contratos de cada colaborador. 

Qual o seu objetivo?

O principal objetivo da gestão de riscos jurídicos é identificar e controlar qualquer potencial problema que possa vir à tona e acabar prejudicando tanto o departamento como um todo, quanto é claro, a própria empresa de maneira geral. 

Sendo assim, como vimos acima, esse conceito busca estudar, analisar e entender potenciais riscos que podem ser gerados e que podem acarretar em processos ou problemas futuros vinculados à parte jurídica de uma empresa. 

Um possível processo trabalhista feito por um colaborador, uma quebra de contrato com um fornecedor ou parceiro, um problema governamental vinculado a impostos, entre outros fatores, todos esses são problemas que podem acontecer, mas que não estão “nos planos” do departamento jurídico. 

Em suma, a gestão de riscos busca coletar dados, avaliar situações, analisar cada detalhe, e criar processos preventivos para que não ocorra nenhum problema jurídico que prejudique o departamento ou a empresa como um todo. 

Qual a importância da gestão de riscos jurídicos?

Quem trabalha dentro do departamento jurídico de uma empresa reconhece que quanto menor for a demanda de trabalho, melhor será tanto para o departamento como para a empresa como um todo, nenhum negócio quer sofrer riscos e processos de maneira constante. 

Uma coisa é um toldo policarbonato precisar de uma manutenção, a outra é sofrer com ações e processos milionários que podem causar prejuízos altíssimos e que poderiam ser evitados, pensando nisso, a gestão de riscos jurídicos tem papel fundamental justamente para combater esses problemas. 

Ao realizar medidas preventivas para identificar potenciais ações e problemas que podem ser causados dentro do departamento jurídico, é mais fácil tomar decisões e realizar ajustes que evitem um processo mais grave. 

Isso garante a proteção do próprio departamento e da empresa como um todo, tendo mais segurança e uma garantia muito mais “blindada” sobre os potenciais riscos, quanto melhor for feita a gestão, mais seguro um negócio se torna. 

Como o departamento jurídico pode se preparar?

Por mais que seja uma tarefa quase que obrigatória para o departamento jurídico acredite, essa está longe de ser uma missão fácil, são vários pontos de destaque que devem ser colocados em prática para que o departamento não sofra consequências mais graves. 

O primeiro deles é a famosa revisão de contratos, muitos dos processos empresariais ocorrem devido aos contratos com funcionários, fornecedores e parceiros da empresa, então procure revisar tudo e redobre a atenção na criação de novos contratos. 

O segundo ponto é ter o seu compliance em dia, ele será o grande aliado na gestão de riscos então garanta que todos seguem certinho as diretrizes da empresa, o terceiro ponto é análise para a tomada de decisões futuras, procure conhecer um pouco melhor o seu negócio, e entenda como você deve agir daqui pra frente, reconhecendo riscos e fazendo a sua manutenção. 

Por fim, é preciso realizar um mapeamento completo, conciso e extremamente detalhado de toda a parte jurídica da sua empresa, colete dados, faça uma análise cirúrgica dos seus riscos, e busque sempre entender cada vez mais o que pode ser feito para evitar potenciais ações movidas contra a sua empresa. 

Se atente a cada detalhe, desde a porta de enrolar até mesmo a forma como a corporação atua, faça uma boa revisão, e esteja em conformidade com a lei de uma maneira rigorosa e precisa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

You must login to add a comment.

Posts relacionados