Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

A importância da colaboração entre o departamento jurídico e outras áreas da empresa

A importância da colaboração entre o departamento jurídico e outras áreas da empresa

Sendo visto muito tempo como algo “desnecessário”, o departamento jurídico tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos e se tornando um item quase que obrigatório dentro das empresas, isso porque esse setor tem um certo destaque devido ao seu papel mais estratégico, e a sua função vinculada a tomadas de decisões, estratégias e escolhas mais acentuadas em uma empresa. 

Responsável por todo o sistema legal de uma corporação, o departamento jurídico tem se tornado muito mais ativo em relação a propor soluções e garantir que a empresa siga a risca, todas as ordens e necessidades jurídicas que englobam ela, o que por consequência, traz mais segurança ao local todo, fazendo com que as ações sejam executadas com uma baixa porcentagem de erro e um alto índice de tranquilidade. 

Com essa modernização e essa autuação um pouco mais enfática, o departamento jurídico acaba ganhando destaque além dele e é claro, precisando de um certo auxílio que explora mais do que a área do direito, esse setor tem um papel crucial em uma empresa, podendo ajudar até mesmo em questões secundárias como a execução de uma tarefa, a montagem da estrutura em um evento externo da empresa onde devem ter banheiros químicos, e outros pontos que ajudam a proteger o negócio de forma judicial e extrajudicial. 

Para que tudo ocorra bem, o departamento jurídico não pode se fechar dentro do seu mundo jurídico, é preciso contar com auxílio de outros setores da empresa, efetuando uma boa integração e uma comunicação muito mais limpa e eficiente. 

No texto de hoje, iremos mostrar qual a importância da colaboração entre o departamento jurídico e outras áreas da empresa, essa combinação é realmente necessária? Vamos conferir isso e muito mais no texto a seguir, então fique de olho!

Departamento jurídico e suas funcionalidades

Em suma, o departamento jurídico é responsável por todas as tratativas, tarefas e funções vinculadas aos aspectos legais, judiciais e extrajudiciais de uma empresa, a equipe que compõem esse setor deve possui advogados e bacharéis em direito, eles são contratados da própria organização, atuando de forma interna sendo considerados funcionários da corporação. 

O departamento jurídico possui inúmeras funcionalidades cruciais para o desenvolvimento e bem-estar de um negócio, entre suas principais funcionalidades, podemos ressaltar o gerenciamento e criação de contratos, o acompanhamento de processos envolvendo a empresa, e também relacionado a certidões, alvarás e licenciaturas. 

Além disso, esse setor ainda auxilia na gestão societária, na proteção de dados e informações vinculadas às atividades empresariais e no atendimento ao requerimento feito pelos outros setores. 

Por mais que o seu foco seja totalmente jurídico, esse departamento tem uma atuação direta na rotina dos outros setores de uma empresa, assim como um inversor de frequência pode passar despercebido mas pode modificar todo processo de energia, esse departamento é crucial e deve ter um certo diálogo com os demais departamentos, abaixo listamos alguns motivos que justificam o porquê dessa interação, confira!

Orientação sobre questões éticas e legais

Se você é do ramo jurídico com certeza já deve ter ouvido falar sobre o termo compliance, esse é um conceito que tem se popularizado no mercado e se baseia justamente em fazer com que toda a empresa e os seus colaboradores, cumpram as leis e respeite os regulamentos internos e externos de uma empresa. 

Para que isso aconteça de fato, é crucial que o departamento jurídico esteja em contato constante com os demais setores, para informá-los e guiá-los sobre o que pode ou não ser feito, quais ações devem ser tomadas e passar todas as informações jurídicas vinculadas às suas atividades. 

O departamento jurídico tem um papel crucial para guiar os funcionários e garantir que todos sejam orientados sobre questões éticas e legais, garantindo a efetividade do compliance e fazendo com que a empresa no geral consiga cumprir normas e regras pré-estabelecidas. 

Desenvolvimento de planos de ação em conjunto

O departamento jurídico também tem um papel importante no desenvolvimento de planos de ação que ocorrem dentro da empresa, muitos setores desejam realizar uma atividade que sob a ótica legal, nem sempre é viável, por isso, desenvolver uma ideia com esse departamento, faz com que o setor reconheça suas limitações e entenda até onde pode chegar. 

Outro ponto importante é a parte financeira, o departamento jurídico pode consumir investimentos vinculados a potenciais processos, sendo assim, a colaboração ajuda a entender as limitações de investimentos e evita novos problemas para a empresa. 

Maior produtividade

Com o departamento jurídico dialogando de forma frequente com os outros setores, todas as atividades são executadas de maneira padronizada, célere e efetiva, como se estivesse passando a enceradeira de piso em todo solo da empresa. 

Isso traz muito mais velocidade no atendimento das demandas e no desenvolvimento dos projetos, já que os setores podem consultar e ter o seu pedido atendido de forma agilizada pelo departamento jurídico, que também consegue coletar suas necessidades de maneira agilizada com outros setores, o que acaba aumentando a produtividade de todos. 

Redução de custos

A redução de custos é o sonho de muitas empresas e ela pode acontecer ao integrar o departamento jurídico com os demais setores, isso porque, ao conter as informações de todas as áreas, fica muito mais fácil dos advogados entenderem as dores e necessidades, e adiantarem processos. 

 

Além disso, tudo é feito de forma mais produtiva, principalmente com a adição de softwares e tecnologias jurídicas, o que representa uma ótima redução de custos e gastos com outros materiais. 

Identificação de melhorias

O departamento jurídico não serve apenas para apagar um eventual incêndio, a partir do momento que ele é integrado com os demais setores e começa a entender melhor sobre eles, ele começa a atuar de maneira preventiva, sendo muito mais ativo durante todas as suas escolhas. 

Isso faz com que seja possível identificar melhorias, prevenir potenciais riscos e até mesmo, auxiliar na criação de novos projetos, quanto mais integrado ele está, maior é sua participação dentro dos setores, ajudando eles a encontrarem novos recursos e ferramentas otimizadas. 

Prestação de consultorias

Por fim, uma boa integração entre eles também resulta em prestações de consultorias otimizadas, muitas vezes, um profissional do marketing precisa de uma opinião de um advogado para realizar uma ação, ou alguém do desenvolvimento de produtos precisa entender se a seladora de embalagens pode ou não ser produzida. 

Com essa aproximação, fica mais fácil do departamento jurídico solucionar dúvidas e prestar consultorias personalizadas para cada setor, auxiliando no seu desenvolvimento e fazendo com que eles entendam melhor algumas partes jurídicas como a criação de contratos, adaptação às leis e até mesmo vínculos imobiliários. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

You must login to add a comment.

Posts relacionados