Estou começando a tomar de conta dos negócios do meu pai e nos últimos anos a empresa veio ficando bem desorganizada.
Trabalhamos fazendo fachadas de loja, e minha maior dúvida é como eu posso fazer orçamentos se existe alguma porcentagem mínima de retorno bom e que não explore o cliente, e como eu faço um fluxo de caixa de uma empresa que não tem entradas e saídas todo dia? Quando tem entrada o dinheiro fica no bolso mesmo e as saídas são bem “de pingo em pingo”, nunca compramos uma quantidade grande de certo material, se estamos precisando de tal peça “vai um funcionário ali perto e compra”.
Também não tenho ideia de metas que posso estabelecer num negócio desse ramo, podem me passar alguns exemplos?
Bom dia kempes, o seu orçamento pode ser baseado nos seus custos, importante conhecer todos e rateiar dentro de criterios realistas, o planejamento te permitira dar um valor por metro quadrado por exemplo, desta forma poderar trabalhar dentro de um previsão de qualidade.
Bom sendo mais especifico, levante todos os seus custos e despesas, aprorie-os no critério que melhor defini o seu negócio, e defina a melhor métrica para precificar.
O fluxo de caixa deve ser separado imediatamento, confundir seu fluxo financeiro pessoal com o da empresa poderá trazer a falsa impressão de que a empresa está bem ou o contrário, uma vez. Mantenha um plano financeiro baseado nas suas metas, desta forma saberá exatamente o que é seu e o que é da empresa.
Para estabelecer as metas defina os indicadores que tem controle, qual a sua disposição de tempo para vender, qual a media de vendas, o que poe fazer para mehor, qual o tamanho do mercado que atua, qual o percentual que entende que pode alcançar, quais os investimento necessários, enfim, investa um tempo planejando, que poderá desenhar o seu melhor caminho,
Se precisar de ajuda, estamos a sua disposição