Veja a seguir quais são eles e entenda como aperfeiçoá-los.
Os fatores de sucesso
1. Visual merchandising
Como você avalia a comunicação visual da sua loja? É preciso que o espaço interno, a iluminação e fachada sejam pensados para atrair clientes e gerar vendas.
2. Equipe de venda
Um time de vendedores que domina toda a tecnologia de que dispõe e está capacitada a atender bem os clientes é parte fundamental do sucesso.
3. Canais de venda
A ideia aqui é facilitar a vida dos consumidores. Então, é indicado expandir as formas que eles têm de comprar, colocando à disposição call center e e-commerce, por exemplo.
4. Associativismo
Participar de ações cooperativas com concorrentes dá mais poder de barganha nas compras realizadas com fornecedores, além de possibilitar ações conjuntas de marketing, visando à redução de custos.
- Série Empreendimentos Coletivos: cooperar para competir
- Central de Negócios: empresas unidas se tornam mais competitivas
5. Controle de estoque
É imprescindível manter o cadastro de fornecedores atualizado e conhecer o fluxo dos itens no estoque.
6. Modelo de negócio
Neste ponto, o importante é ter variedade. Venda peças e acessórios, ofereça serviços de instalação e reparos na loja, além de entregar produtos em domicílio.
7. Promoção
Campanhas promocionais são fatores-chave para alavancar as vendas.
- Estimule as compras com boas ações promocionais
8. Propaganda
Divulgue continuamente os produtos por meio de propagandas e anúncios, além de manter uma verba para investimento contínuo em publicidade.
- Invista em publicidade acessível e eficiente
9. E-commerce
Ter uma loja virtual é bom para gerar vendas, ainda mais quando se faz a divulgação dos produtos em outros canais digitais.
10. Localizações e instalações
Situe a loja em um local muito acessível, com alto fluxo de clientes e próximo de centros automotivos.
Acesse a ferramenta
A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento. Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.
Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.
Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:
- Nível de competitividade mercadológica.
- Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
- Recomendações práticas, com textos e dicas exclusivas, links para vídeos e outros conteúdos para melhorar seu desempenho.
- Gráfico mostrando sua performance.
- Resultado comparativo do desempenho de sua empresa em relação aos demais empresários do segmento que utilizaram a ferramenta.
Possui alguma dúvida sobre o seu negócio? Faça uma pergunta para a nossa comunidade de empreendedores: https://respostas.sebrae.com.br/perguntar/