A aquicultura é a atividade agropecuária que mais cresce no Brasil e no Mundo, consequentemente surgem novas oportunidades de mercado. Nesse contexto, é fundamental que as empresas atuantes no ramo conheçam as características e peculiaridades do comércio varejista e atacadista dos produtos aquícolas.
As micro e pequenas empresas envolvidas no setor aquícola atuam em um mercado restrito, pois o baixo volume de produção, frequência irregular na oferta e impossibilidade de agregação de valor, dificultam a comercialização e inserção direta ao consumidor final. Normalmente, dependem de atravessadores ou vendas irregulares locais e regionais.
Somado a isso, a falta de infraestrutura prejudica os empreendedores no escoamento da produção, principalmente quanto à qualidade do produto e ao preço de negociação.
A falta de infraestrutura também prejudica a entrega dos insumos às propriedades rurais, sobretudo de rações, principal custo da produção aquícola.
É fundamental que os pequenos produtores conheçam a realidade e as perspectivas de mercado atuais, tanto em nível local, regional e nacional. Diante disso, é importante conhecer o cenário mercadológico da aquicultura no Brasil.
Nesse contexto, o Sebrae elaborou o Mapeamento do Cenário Mercadológico da Aquicultura no Brasil, incluindo as seguintes análises:
A) Identificação do cenário atual da aquicultura no Brasil;
B) Potencialidades de mercado para a aquicultura no Brasil;
C) Por que se investir na aquicultura?;
D) Distribuição e beneficiamento.
Confira o ESTUDO AQUI.