Grandes eventos promovem uma intensa movimentação no turismo nacional, seja ele de caráter interno, seja externo.
Essa movimentação por sua vez é responsável por aumentar o consumo de produtos e serviços no país de realização do evento, que, quando bem organizado, consegue aproveitar significativamente todas as oportunidades criadas. As cadeias produtivas do agronegócio brasileiro poderão ser beneficiadas com o provável aumento da demanda por produtos e serviços em função da ocorrência dos próximos megaeventos. Para isso, é importante conhecer um pouco sobre cada setor, na tentativa de identificar as melhores oportunidades para atuação e, por fim, as maiores vantagens competitivas para os pequenos negócios.
Apesar de muitas vezes o consumidor não relacionar chocolate com fruta, é sempre importante lembrar que o chocolate é produto do beneficiamento de uma fruta, o cacau. Originado da amêndoa do cacau, o chocolate movimenta as regiões cacaueiras do país e podem ser uma oportunidade ímpar para agregação de valor ao produto nos sistemas de produção. Além do chocolate, outros derivados do cacau também são obtidos após o beneficiamento, como, por exemplo: polpa de fruta, manteiga de cacau e geleias.
Até o final da década de 70 o Brasil ocupava o posto de segundo maior produtor de cacau do mundo, com cerca de 350 mil toneladas/ano. Após a entrada de um fungo popularmente conhecido como “vassoura de bruxa”, o país despencou no ranking da produção mundial, passando a importador da amêndoa. Hoje, depois de muitos anos de estudos e pesquisas sobre a melhor forma de controlar o fungo e manejar a lavoura, bem como a expansão do cacau na Amazônia, o Brasil tem se recuperado e atualmente detém o sexto lugar no ranking da Organização Internacional do Cacau (OICC), 2012, segundo Anuário do Cacau 2012.
Saiba mais sobre o Mercado de Cacau e Chocolate no Brasil acessando o Boletim completo aqui: