Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas cidades-sede da Copa de 2014. No total, são 9 setores mapeados, inclusive, o setor de comércio varejista.
O programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios desta semana (TV Globo, domingo, às 7h30) vai destacar o Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas cidades-sede da Copa de 2014. O estudo, encomendado pelo Sebrae e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra as oportunidades que serão trazidas pelo evento esportivo nos setores de construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo. No total, são 448 possibilidades de faturar com os investimentos gerados pelo megaevento. Além dos números do mapeamento, a matéria vai mostrar um projeto piloto desenvolvido no Rio de Janeiro, que envolve 37 restaurantes. As empresas participam de cursos de gestão e consultoria focados no aumento do fluxo de turistas. Para 2014, o Ministério do Turismo estima que oito milhões de estrangeiros visitem o Brasil e, só no mês da Copa, outros 600 mil chegarão ao país. Além dos turistas estrangeiros, três milhões de brasileiros devem viajar para assistir aos jogos do mundial.