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Mundo virtual iguala empresas

Mundo virtual iguala empresas
Para especialista, a diferença do sucesso não está no
poder econômico mas na criatividade, agilidade e conexão com o
público-alvo
Por: Beth Matias
Foto: Divulgação

São Paulo – Com a rede mundial de computadores –
world wide web (www) – grandes e pequenas empresas ficaram muito
parecidas quando o assunto é atrair o cliente. A diferença não é mais o
poder econômico do marketing, mas o poder da agilidade, criatividade e
capacidade de conexão com o público-alvo, acredita o consultor em
marketing do Sebrae em São Paulo, Marcelo Sinelli.

Dados da pesquisa Monitor Evolution, do Ibope, mostram que o
crescimento da receita da internet foi  de 71%, com R$ 3,1 bilhões em
2010 e R$ 5,4 bilhões, no ano passado. A participação da mídia virtual
no bolo publicitário saiu de 4% para 6%, no período. O gasto total com
publicidade em todas as mídias foi de R$ 88,3 bilhões, em 2011. 

 

Para Leandro Kenski, diretor executivo da Media Factory, agência
especializada em marketing digital, a vantagem competitiva que a rede
mundial oferece supera todos os investimentos. “Com certeza, a empresa
que não estiver conectada a algum site, blog ou rede social perderá
mercado em um futuro próximo. Nos Estados Unidos, a mídia online já
pegou uma grande fatia de todo o mercado publicitário. No Brasil, nos
próximos anos, muito da mídia local migrará para a internet”, profetiza. 

Kenski avalia que as pequenas empresas, muitas vezes excluídas do
mercado publicitário tradicional, têm a grande chance de aumentar o bolo
de participação nas mídias digitais. “Hoje o sistema de e-mail
marketing é uma ferramenta simples, barata e uma forma inteligente de
atrair o cliente. Uma tecnologia que não necessita de grande
conhecimento e tem sua eficácia comprovada”, afirma.

Outra ferramenta disponível na internet para publicidade e marketing
são as redes sociais. O Brasil, segundo o site especializado
IDG Now!,
fechou 2011 como o quarto país em número de usuários ativos no
Facebook, e registrou o maior crescimento no período, cerca de 300%,
passando de 8,8 milhões para 35 milhões de usuários.

Para Sinelli, do Sebrae, as redes sociais – Facebook, Twitter,
Foursquare, Linkedin,Youtube entre outros – podem ser uma porta de
entrada para quem quer uma publicidade praticamente gratuita e com
grande efeito viral. Mas as empresas precisam ficar atentas à agilidade
de atendimento. “É um ótimo canal de comunicação, mas é preciso dispor
diariamente de um tempo para responder aos usuários e ter o que chamamos
no marketing de
good will, ou boa vontade, que cria uma imagem
de receptividade da empresa às críticas e sugestões. Toda a empresa tem
um dia de bola fora. É preciso apenas corrigir o erro e explicar ao
usuário o que aconteceu”, diz o especialista do Sebrae.

Para saber mais como participar dessas redes, o Sebrae possui uma
página na área de Inovação e Tecnologia em seu portal que ajuda o
pequeno empreendedor a entender melhor o mundo das redes sociais. Acesse

http://www.sebrae.com.br/customizado/inovacao/tecnologia/mundo-digital/redes-sociais.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 5700800
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