Criar um bom nome para uma
empresa e se fixar na memória dos clientes deixou de ser uma tarefa
fácil.
empresa e se fixar na memória dos clientes deixou de ser uma tarefa
fácil.
Foto: SXC
Pensando neste desafio, conversamos com o redator publicitário e professor da Universidade Católica Dom Bosco , Ado Biagi, que nos trouxe oito dicas importantes para quem quer começar sua empresa com um grande diferencial:
1) Ler.
Obviamente a primeira dica que posso dar a
todo redator é que sem o gosto pela leitura a bagagem literária diminui
e, portanto a associação ou jogo de palavras que se pode fazer também
cai drasticamente.
todo redator é que sem o gosto pela leitura a bagagem literária diminui
e, portanto a associação ou jogo de palavras que se pode fazer também
cai drasticamente.
2) Conheça o produto e estude o produto do seu cliente a fundo.
Conheça os detalhes, o método de fabricação, cada passo necessário
desde a empresa até a chegada nas mãos do consumidor. O nome disso é
briefing. Não existe trabalho ruim, existe trabalho mal “brifado”.
desde a empresa até a chegada nas mãos do consumidor. O nome disso é
briefing. Não existe trabalho ruim, existe trabalho mal “brifado”.
3) Mantenha-se simples.
Nomes complexos ou exagerados tendem a tirar o foco da empresa. O nome deve ser simples para ser memorável.
4) Cada caso é um caso.
Se sua empresa vende
perfumes, certamente nomes estrangeiros serão bem aceitos, mas se vende
materiais de construção procure manter a simplicidade. Você pode ainda
pesquisar palavras em línguas estrangeiras ligadas as características do
produto, utilizando prefixos gregos ou latinos. Como disse, cada caso é
um caso.
perfumes, certamente nomes estrangeiros serão bem aceitos, mas se vende
materiais de construção procure manter a simplicidade. Você pode ainda
pesquisar palavras em línguas estrangeiras ligadas as características do
produto, utilizando prefixos gregos ou latinos. Como disse, cada caso é
um caso.
5) Evite combinações ou utilizar o nome de parentes e/ou da família.
Certamente já passou pela cabeça do seu cliente fazer isso. Mas utilizar um nome ou sobrenome depende muito do mesmo.
6) Defenda.
Não basta apenas enviar uma lista de
nomes. É necessário que o cliente saiba de onde você os tirou e porque
fazem parte daquela lista. Portanto, defenda e argumente todos os nomes
em que você trabalhou.
nomes. É necessário que o cliente saiba de onde você os tirou e porque
fazem parte daquela lista. Portanto, defenda e argumente todos os nomes
em que você trabalhou.
7) Antes de enviar uma relação de nomes para seu cliente, pesquise a existência de empresas do mesmo ramo.
Procure um órgão de marcas e patentes e pesquise se já existe alguma
empresa com os nomes que produziu. Isso pode evitar problemas futuros,
como seu cliente amar um nome e ter uma empresa na mesma cidade que já o
possui.
empresa com os nomes que produziu. Isso pode evitar problemas futuros,
como seu cliente amar um nome e ter uma empresa na mesma cidade que já o
possui.
8) Registre.
Após a aprovação a primeira
providência é registrar o nome escolhido. Não é caro e pode fazer a
diferença no futuro para que depois de anos consolidando seu nome você
não precise mudá-lo porque alguém registrou primeiro.
providência é registrar o nome escolhido. Não é caro e pode fazer a
diferença no futuro para que depois de anos consolidando seu nome você
não precise mudá-lo porque alguém registrou primeiro.
Case
Frederico Ribamar, publicitário e diretor da agência Latina Novo Engenho,
destaca que identificar o seu público é um dos pontos principais para
criar um bom nome. “Tivemos que criar um nome pra um bar de Campo Grande
que trabalharia com públicos diferentes, com variedade de bebidas para
os jovens e pratos refinados para os mais velhos. Optamos por “Pluebos”,
pois acreditamos que este nome envolve todo o nosso público”
destaca que identificar o seu público é um dos pontos principais para
criar um bom nome. “Tivemos que criar um nome pra um bar de Campo Grande
que trabalharia com públicos diferentes, com variedade de bebidas para
os jovens e pratos refinados para os mais velhos. Optamos por “Pluebos”,
pois acreditamos que este nome envolve todo o nosso público”
O publicitário também defende que por um bom tempo usar sobrenome na empresa deu muito sorte, como a Casa José Abraão
em Campo Grande. “Como tudo está globalizado, um bom nome e a
necessidade de se contratar uma agência para fazer este trabalho é
evidente” conclui Frederico.
Fonte: Estação Sebrae Online