Com o final de 2014, muitos empresários já estavam pensando nas metas de 2015 em busca de melhores resultados. Para obter informações sobre essas expectativas, a Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae Nacional elaborou a Pesquisa de Expectativa dos Pequenos Negócios para 2015, identificando as perspectivas dos pequenos negócios atendidos pelo Sebrae para esse ano. O levantamento foi publicado no Estado de Minas em um artigo escrito por Luiz Barreto, presidente do Sebrae Nacional, com o título “Otimismo para crescer em 2015”.
A pesquisa foi realizada com microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte de todas as 27 unidades federativas brasileiras, sendo entrevistados empresários dos setores de comércio, serviços, indústria, construção civil e agronegócio. Dentre esses setores, destacam-se os de comércio e serviços, correspondendo a 88,7% do total de entrevistas.
As estratégias para estimular as vendas em 2015 mais citadas foram a realização de maiores investimentos em marketing e propaganda (52%), a ampliação do mix de produtos (43,6%), a redução de custos (39,2%) e o investimento em cursos e treinamentos (31,6%). Verificou-se que, em todos os portes empresariais, mais da metade dos empresários afirmaram poder ampliar seus planos de investimentos para 2015 e 2016. Além disso, o aumento do quadro de funcionários é algo esperado: 4 em cada 10 empresas têm a intenção de contratar mais pessoas.
A pesquisa demonstra índices positivos para esse ano, estando presente bastante otimismo e boas perspectivas de crescimento para os pequenos negócios. Confira algumas informações da pesquisa no infográfico abaixo:
Para acessar a pesquisa completa acesse: http://conexao.sebrae.com.br/internal/#/news/6091