A logística representa um grande desafio para todo e-commerce, independente do seu tamanho. O relacionamento com seu cliente vai enfraquecer caso você deixe de entregar o pedido, não entregue no prazo ou faça o envio errado do produto ou demore para atender na logística reversa.
Portanto, antes de criar seu comércio eletrônico é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico que tem peculiaridades se comparado ao do comércio tradicional. Para isso um bom plano de negócios pode e vai ajudar.
Nesta página, conheça as etapas do processo de vendas em plataformas virtuais e saiba como organizar uma logística e um estoque que garantam o sucesso da sua loja virtual.
Etapas do processo
1 – Preparação do pedido
O comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para tomar a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir o seu pedido para o site.
2 – Processamento do pedido
A partir do pedido efetuado pelo cliente, cabe ao site e às entidades envolvidas no processo, como as administradoras de cartão de crédito e empresas anti-fraude, analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.
3 – Confirmação do pedido
Implica na confirmação da transação financeira, separação da mercadoria – ou sua encomenda junto ao fornecedor – embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador. O tempo de entrega é contado a partir desse momento.
4 – Entrega
Corresponde ao envio da mercadoria ao destinatário. Pode ser oferecida ao comprador a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador.
Questões de logística
O sucesso de uma loja virtual depende de uma excelente logística. Ela tem a mesma definição para qualquer tipo de negócio: é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos clientes.
Entenda o que é a gestão de retaguarda (backoffice) e saiba como administrar os processos depois que a compra é feita pelo cliente.
Os problemas da logística reversa e suas causas
É importante saber diagnosticar o motivo da devolução de produtos para tratar o assunto no detalhe. Uma estrutura eficiente de serviço de atendimento é necessária para rapidamente conduzir essas ocorrências.
O custo da devolução de produtos
Os gastos com retorno de produtos chegam a 5% do faturamento da empresa. Estar atento à logística reversa é fundamental para reverter esse quadro.
O Código de Defesa do Consumidor e a logística reversa
Em caso de desistência ou troca por defeito do produto a loja virtual deverá arcar com todos os custos de envio.
Estoque
Algumas plataformas tem integração com sistema de estoque, que é atualizado instantaneamente.
Produtos codificados melhoram a gestão do estoque.
Atendendo a esses fatores a logística vai trabalhar em favor da fidelização do seu cliente no decorrer de suas vendas.
Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.