As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para conquistar e fidelizar a clientela nos dias de hoje. São canais que mantêm o cliente mais próximo da marca, que permitem criar e manter um relacionamento transparente com os consumidores. Isso porque são meios nos quais é possível oferecer eles informações que facilitam o seu dia a dia; deixam-nos por dentro das tendências e novidades; e permitem-lhes aproveitar ofertas especiais.
O segredo para ser bem-sucedido nas redes sociais é estabelecer uma estratégia de engajamento criativa, atraente e divertida. Quanto mais vezes uma empresa toca/sensibiliza um consumidor através de seus vários canais, o mais provável é que isso aumente a disposição dele de comprar naquela loja ou daquela marca. Isso significa que quanto mais eles se sintam ligados a uma marca, o mais provável é que eles também se sintam motivados a comprar dela de novo e de novo.
A ModCloth, loja virtual norte-americana de roupas, sapatos e acessórios vintage, é um grande exemplo de marketing multicanal, ou seja, de como se faz para tornar o cliente em um grande aliado para fortalecer a marca no mercado e projetar as vendas. Criar uma conexão pessoal com a clientela tem sido a chave do sucesso da Modcloth.
A loja virtual começou como uma pequena start-up de Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 2006. Hoje, é uma companhia com cerca de 300 empregados lotados em San Francisco — reduto de pessoas antenadas em moda e com estilo chic business.
Conexão pessoal com o cliente
A empresa possui uma equipe dedica ao engajamento de consumidores, desenvolvendo ações para manter a marca sempre próxima da clientela. Por exemplo, incentiva os consumidores a postar nas redes sociais fotos usando roupas e/ou sapatos e/ou acessórios que compraram na ModCloth. Mais que isso, posta nas redes sociais agradecimentos a estes clientes por terem produzido e compartilhado conteúdo e material com seus produtos.
Estas fotos também são publicadas no site da empresa, num canal chamado de Style Gallery, espaço no qual é possível “ver, amar e compartilhar fotos de looks; e mostrar todas as personalidades expressivas, criativas e inspiradoras de nossa comunidade”, explica a empresa em seu site.
O mais importante nesta ação da Style Gallery é a valorização e reconhecimento que a empresa dá ao seu cliente, que passa a ser o personagem principal. Por outro lado, permite que outros consumidores tenham referência sobre como o produto fica em pessoas da vida real, já que para muitos as modelos profissionais são intimidadoras e fora da realidade.
Nem tudo é vendas
Em seu blog, a Modcloth não foca nas vendas, mas em oferecer conteúdos sobre vintage fashion, artesanato, gastronomia e outros assuntos de interesse do seu público-alvo. A empresa ainda criou a seção “be the buyer” (seja o comprador, em tradução livre), no qual visitantes frequentes do site podem ajudar a decidir que produtos a ModCloth irá ofertar no futuro.
Outra facilidade do site é que cada produto disponível pode ser facilmente compartilhado nas redes sociais pelos consumidores, que podem mostrar para seus amigos e seguidores os seus itens de desejo. Este é o caminho para que outras pessoas descubram a marca, acessem a loja virtual e possam, além de comprar, também compartilhar seus objetos de desejo, ampliando assim as possibilidades da ModCloth de divulgação, conquista de clientes e vendas.
Com informações de Direct Marketing News.
…
Redação e edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.