A internet, como parte integrante do mundo dos negócios, abre oportunidades perante as organizações que visam ampliar os negócios, fortalecendo a marca no mercado, conquistando e fidelizando clientes. Nesse contexto, a Copa do Mundo da FIFA 2014 é uma circunstância que potencializará a preocupação com a adequada comunicação e divulgação na internet, para a qual as redes sociais são grandes aliadas na comunicação e marketing digitais.
Mas as oportunidades de negócios para empresas que atuam no setor vão muito além das ações em redes sociais. Entre os principais produtos e serviços a serem demandados estão o planejamento digital; a análise de presença online; o Search Engine Optimization (SEO); os anúncios publicitários na web; o marketing de conteúdo e o monitoramento de resultados.
Para essas empresas, são potencias clientes qualquer instituição ou pessoa que vislumbre a importância estratégica de se posicionar adequadamente no mundo digital por meio das novas mídias, como:
- Atletas;
- Times;
- Delegações;
- Marcas;
- Estabelecimentos comerciais de qualquer natureza, principalmente turísticos, hoteleiros, gastronômicos e culturais;
- Governo federal;
- Governos estaduais e municipais, especialmente das cidades-sede.
Mas no mercado de inteligência e comunicação digital a concorrência deverá ser acirrada, conforme aponta o documento Ideias de Negócios para 2014 para o segmento. De acordo com a publicação, um estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a FGV verificou que 39% das empresas registradas como serviços especializados em novas mídias são classificadas como pequenos negócios.
A baixa densidade de participação de pequenos negócios sinaliza uma possível maior concorrência de grandes empresas. Se, por um lado, isso não significa que os pequenos negócios estão fora do páreo, por outro, sinaliza uma disputa acirrada, em que as empresas com maior competitividade terão maior chance de aproveitar a oportunidade de prestar serviços especializados em novas mídias.
Ideias de Negócios
O Sebrae desenvolveu a Série Ideias de Negócios para 2014, que tem como objetivo explorar oportunidades para que os pequenos negócios apropriem-se dos investimentos programados para os megaeventos que ocorrerão no Brasil, bem como do maior volume de movimentação econômica antes, durante e após esses eventos.
O material não substitui a elaboração de um Plano de Negócio. As informações contidas nele fazem parte de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores, com o objetivo de oferecer uma visão estratégica da atividade.
Acesse o link Ideias de Negócios para 2014 – Inteligência e Comunicação Digital e saiba mais sobre mercado, canais de distribuição, custos, capital de giro, estrutura, pessoal, entre outros aspectos importantes para a estruturação deste negócio.