Preservar a cultura e projetar nacionalmente produtos com alto valor agregado é um desafio para muitas empresas locais do segmento de confecções. Mas a inserção desses elementos é uma estratégia que tem revelado sucesso para aqueles que já iniciaram essa trajetória.
Assim aconteceu com a designer de moda Nea Santtana da Bahia que, investindo na cultura e na estética da baianidade conseguiu transformar a paixão pela costura em negócio. Há sete anos ela produz roupas, acessórios e sapatos com fitas do Senhor do Bonfim em seu ateliê e afirma que desde que começou a trabalhar com as fitas as vendas aumentaram em 50%.
Para ela que já trilha esse caminho há algum tempo, possivelmente será mais fácil aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para ampliar o acesso a novos consumidores. Isso porque pode valer-se da sua experiência e potencializar as oportunidades do evento que, como é um catalizador do turismo, permite projeção das marcas de forma mais ampla no mercado.
Mas as oportunidades da Copa são abrangentes e diversificadas e, mesmo para aqueles que ainda não foi feito, ainda há tempo. Uma das fortes potencialidades do evento é a imensa visibilidade da cultura nacional. Por isso, a moda, que sempre transmitiu a cultura dos povos por meio do vestuário, é um caminho promissor para os empresários brasileiros.
Importância do design na moda
A incorporação de design na criação e no desenvolvimento das coleções, que são frutos da evolução do mercado de moda e que implicam em sazonalidades cada vez mais curtas, assume uma função estratégica de diferenciação para manter e até aumentar as vantagens competitivas das marcas.
Para iniciar um processo produtivo que resulte em ganhos de mercado é fundamental compreender o que é tendência, bem como a maneira como adotá-la no universo da moda considerando que é também pelo modo como se veste que um povo transmite sua cultura.
Assim, os procedimentos, mecanismos e metodologias para a realização de uma pesquisa na qual se fundamentará o trabalho de confecção contribuem para que a criação não seja tratada como resultado de inspiração e que possa ser, de fato, apropriada pelo consumidor alvo.
Criar peças que traduzam a identidade cultural do Estado foi identificada como a estratégia mais viável para que micro e pequenas empresas locais tenham melhores condições de acesso ao mercado, tendo em vista a inviabilidade de uma estratégia calcada em baixos custos seja por ganhos de escala, seja por emprego de fatores de baixo custo.
O setor de moda e confecções no Brasil fechou 2012 com um balanço de mais de R$ 56 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit). Ampliar a participação da Bahia nesse montante será um dos efeitos futuros à medida que o setor se dedique, como um todo, à melhoria da sua competitividade.
Promoção da marca
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