CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

União de cultura e design na produção da moda

União de cultura e design na produção da moda

Moda Cultura Design_Capa

Preservar a cultura e projetar nacionalmente produtos com alto valor agregado é um desafio para muitas empresas locais do segmento de confecções. Mas a inserção desses elementos é uma estratégia que tem revelado sucesso para aqueles que já iniciaram essa trajetória.

Assim aconteceu com a designer de moda Nea Santtana da Bahia que, investindo na cultura e na estética da baianidade conseguiu transformar a paixão pela costura em negócio. Há sete anos ela produz roupas, acessórios e sapatos com fitas do Senhor do Bonfim em seu ateliê e afirma que desde que começou a trabalhar com as fitas as vendas aumentaram em 50%.

Para ela que já trilha esse caminho há algum tempo, possivelmente será mais fácil aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para ampliar o acesso a novos consumidores.  Isso porque pode valer-se da sua experiência e potencializar as oportunidades do evento que, como é um catalizador do turismo, permite projeção das marcas de forma mais ampla no mercado.

Mas as oportunidades da Copa são abrangentes e diversificadas e, mesmo para aqueles que ainda não foi feito, ainda há tempo.  Uma das fortes potencialidades do evento é a imensa visibilidade da cultura nacional. Por isso, a moda, que sempre transmitiu a cultura dos povos por meio do vestuário, é um caminho promissor para os empresários brasileiros.

Importância do design na moda

A incorporação de design na criação e no desenvolvimento das coleções, que são frutos da evolução do mercado de moda e que implicam em sazonalidades cada vez mais curtas, assume uma função estratégica de diferenciação para manter e até aumentar as vantagens competitivas das marcas.

Para iniciar um processo produtivo que resulte em ganhos de mercado é fundamental compreender o que é tendência, bem como a maneira como adotá-la no universo da moda considerando que é também pelo modo como se veste que um povo transmite sua cultura.

Assim, os procedimentos, mecanismos e metodologias para a realização de uma pesquisa na qual se fundamentará o trabalho de confecção contribuem para que a criação não seja tratada como resultado de inspiração e que possa ser, de fato, apropriada pelo consumidor alvo.

Criar peças que traduzam a identidade cultural do Estado foi identificada como a estratégia mais viável para que micro e pequenas empresas locais tenham melhores condições de acesso ao mercado, tendo em vista a inviabilidade de uma estratégia calcada em baixos custos seja por ganhos de escala, seja por emprego de fatores de baixo custo.

O setor de moda e confecções no Brasil fechou 2012 com um balanço de mais de R$ 56 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit). Ampliar a participação da Bahia nesse montante será um dos efeitos futuros à medida que o setor se dedique, como um todo, à melhoria da sua competitividade.

Promoção da marca

O Sebrae atua diretamente no apoio à execução das iniciativas que promovem as marcas das empresas do setor. São soluções que permitem conhecer o mercado, participar de eventos setoriais, além de identificar os melhores canais de distribuição e as ferramentas de divulgação. Para saber mais sobre acesso a mercados, clique no link

Leia também

  • Como driblar a falta de padronização nas medidas do vestuário nacional

http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae/Sebrae%202014/Boletins/BO_Moda_Maio_Padronizacao_vestuario%20(1).pdf

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga