Em texto anteriormente publicado, falei sobre Tendências 2013: marketing digital, mídias sociais e tecnologias.
Agora, apresento um extrato das tendências relacionadas a consumidores apresentadas pela agência de publicidade JWT.
1 – Em contraponto com as atividades planejadas e que envolvem tecnologias, crianças e adultos buscarão brincadeiras que estimulem a criatividade, imaginação e inovação.
2 – Estamos entrando em um era de super stress que provocará um conjunto de ações por parte de governos, empresas e marcas para sua prevenção e redução.
Está acontecendo: a marca North Face veiculou uma campanha na China convidando as pessoas a “escapar”, mesmo que no fim de semana, para a natureza.
3 – Mais e mais objetos se tornam inteligentes e interativos, fazendo com que seu uso torne-se mais interessante e divertido.
Está acontecendo: a Oakley criou óculos para esquiadores que permitem verificar velocidade, localização, altitude e distância, além de recebimento de mensagens de texto e e-mail no visor.
4 – Os custos para obtenção de dados, assim como o avanço nas técnicas de análise e a geração de dados mensuráveis pelos consumidores permitirão às empresas incrementar as previsões em relação a comportamento, desejos e necessidades dos consumidores o que possibilita uma comunicação e ofertas mais customizadas.
Está acontecendo: programa “Know me”, da British Airways, que fornece subsídios para a oferta de serviços altamente personalizados aos clientes VIP da empresa.
5 – Os profissionais de marketing cada vez mais explorarão os sentidos dos consumidores na busca de criar novas experiências.
Está acontecendo: a Dunkin’ Donuts instalou uma tecnologia que libera aromas de café em ônibus quando o jingle da campanha era executado.
6 – Multicanais no varejo proporcionado pelas novas tecnologias de mobilidade. As marcas devem aumentar sua criatividade para definir onde e como vender seus produtos.
Está acontecendo: no Natal de 2012, a fabricante de brinquedos Matel e o Walmart do Canadá criaram uma loja virtual pop-up de brinquedos que tem duas paredes com imagens em 3D de brinquedos com QR codes que os consumidores podem escanear com seus telefones e comprar.
7 – A busca pela felicidade não é vista como essencial para a saúde. Cresce a noção de que uma pessoa mais feliz é mais saudável e uma pessoa mais saudável é mais feliz.
Está acontecendo: a Nestlé lançou na Austrália uma campanha onde os consumidores que acessarem o site podem fazer o teste para medir Quociente de Felicidade e Saúde que considera aspectos como estilo de vida, comportamento e atitudes.