Nos últimos anos, o setor de panificação de desenvolveu e passou a demandar investimentos em reformas, máquinas e equipamentos, sem falar no incremento de capital de giro de forma que as empresas possam acompanhar o crescimento e as inovações constantes.
Pensando nisso, o Sebrae desenvolveu o Guia de Orientação de acesso a serviços financeiros para a indústria de panificação. A publicação tem como objetivo orientar os empresários do setor de panificação e confeitaria sobre os principais aspectos a serem considerados para se obter produtos e serviços financeiros adequados às necessidades reais das empresas.
Dentre as ações realizadas com os empresários do setor, foi feita uma pesquisa, em 13 estados brasileiros, com o objetivo de conhecer a relação entre as empresas do setor e as instituições financeiras referente à obtenção de crédito.
A pesquisa demonstrou que 81% dos empresários necessitam de financiamento, sendo 47% para compra de máquinas e equipamentos e 43% para capital de giro e reforma da loja. Porém, somente 65% dos empresários entrevistados já conseguiu obter algum tipo de financiamento.
Os dados também confirmaram que existe uma grande assimetria de informações entre as empresas de pequeno porte e as instituições financeiras, o que dificulta a obtenção de serviços e produtos financeiros adequados, impactando diretamente na gestão financeira dos negócios.
Visando reduzir essa assimetria de informações, os temas tratados no guia abordam, de forma prática, orientações sobre a importância da gestão financeira eficiente e sua relação com a obtenção de produtos e serviços financeiros adequados.
Sendo assim, a publicação aborda as seguintes questões:
- Educação financeira;
- Sistema financeiro nacional;
- Produtos e serviços financeiros;
- Crédito;
- NR12;
- Plano de negócios.
O guia alerta para o fato de que organizar as finanças da empresa é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento com as instituições financeiras ofertantes de produtos e serviços bancários, em especial o crédito.
Além disso, lembra que a decisão de investir e financiar o crescimento da empresa deve estar baseada em informações e controles financeiros precisos, que darão a certeza de que os recursos a serem buscados serão utilizados para alavancar o negócio e não para cobrir deficiências de gestão financeira pouco eficaz.
Baixe aqui o guia (em pdf).