O turismo somado aos mega eventos oferecem ao Rio de Janeiro oportunidades que favorecem e trazem desafios ao potencial empreendedor da localidade. Para a presidente do Instituto Pereira Passos, Eduarda La Roque, o momento demanda planejamento e a construção de parcerias público-privadas. Ela também destacou a importância da articulação para à promoção da inovação e a integração das políticas públicas. “É preciso ainda engajamento e diálogo com a sociedade”, reforçou.
Eduarda chamou atenção para a importância da inclusão produtiva e das oportunidades disponíveis com a formação de uma rede empreendedora que una cultura, moda, esporte e que promova a capacitação. “Precisamos de um planejamento integrado da cidade, do urbano, do econômico e do social. Também temos que criar um ecossistema de empreendedorismo social que vá além das favelas”, disse.
O secretário de Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, comentou a pacificação como um processo que amplia os investimentos e a formalização da economia. Ele reforçou também a necessidade de criação de canais que integrem as comunidades do ponto de vista econômico. “É preciso melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia em todos os níveis e setores. Tão importante quanto à questão da carga tributária é a simplificação dos tributos. A burocracia precisa de atualização para se tornar inteligente e contemporânea”, explicou.
Para o diretor de Relações Governamentais da SAP Brasil, Diogo Brunnaci, a democracia digital é um elemento que pode permitir ao cidadão acompanhar o que o governo está fazendo. “Não é difícil perceber a mudança que o Rio tem passado Não é só um clima, mas sim um planejamento. Como cidadão é muito engrandecedor ver a diferença”, finalizou.
Veja outros temas tratados no evento:
ESPECIAL GEC: BRASIL RECEBE O MAIOR ENCONTRO MUNDIAL DE EMPREENDEDORISMO
ESPECIAL GEC: MAIS DO QUE CRESCER, É PRECISO EMPREENDER
ESPECIAL GEC: DE STARTUP A MARCA ÍCONE
ESPECIAL GEC: EMPREENDEDORISMO SE APRENDE NA ESCOLA
ESPECIAL GEC: EMPREENDEDORISMO É DAR AO MUNDO MELHORES OPORTUNIDADES
ESPECIAL GEC: EMPREENDEDORISMO É FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE LOCAL
ESPECIAL GEC: CONSTRUÇÃO DE EMPRESAS DEVE SER FEITA EM ONDAS
ESPECIAL GEC: CULTURA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DEVE SER CONSOLIDADA