Tema 4: Dificuldade para cobrar seus clientes em compras a prazo? Já experimentou o boleto bancário?
No último post, tratei sobre as vantagens de se aceitar cartão de crédito. Algumas delas são a utilização desse meio de pagamento em comércio eletrônico e a segurança contra inadimplência. Mas nem todas as pessoas usam cartão de crédito, e existem serviços contínuos como aulas particulares ou cursos mensais, manutenção de rede de internet predial, fornecimento mensal de comida, enfim, serviços ou produtos com cobranças mensais que levam o empreendedor a pensar em oferecer boletos bancários como alternativa de pagamento.
O boleto bancário, ou boleto de cobrança, é um documento utilizado como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do bloqueto, seu emissor (cedente) pode receber do pagador (sacado) o valor referente àquele pagamento. É também considerada como um meio eletrônico de pagamento.
Essa forma de pagamento à vista é muito usada na internet e geralmente acompanhada por descontos, já que é isenta das altas taxas cobradas por transações em cartões.
O que eu preciso fazer para obter esse serviço?
O serviço de geração de boleto é oferecido tradicionalmente por bancos e cooperativas. Mas diversas empresas oferecem-no pela internet. O serviço é destinado a pessoas físicas (autônomos) ou pessoas jurídicas. No caso das pessoas jurídicas, que englobam os empreendedores individuais, há a vantagem de menores custos pelos serviços – pode até mesmo não ter custo algum. Portanto, é importante fazer uma pesquisa entre as instituições para escolher a melhor opção. Mas lembre que você deverá ter uma conta neste banco ou cooperativa.
Quanto custa?
Os preços anunciados pelas empresas especializadas na internet variam de custo zero a R$ 500,00 por ano, com pacotes de até mil transações. Nos bancos, as tarifas para a emissão por boleto vão de R$ 0,30 a R$ 6,00.
Posso cobrar do cliente o custo do boleto?
Muitas empresas costumavam cobrar. Hoje não fazem mais isso. Houve, nos últimos anos, a consciência de que se essa é uma forma que auxilia as empresas a venderem, por isso elas devem assumir esse custo. Em muitos estados, como São Paulo, já é proibida essa cobrança.
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