Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Blog Foco no Mercado

O blog Foco no Mercado abriu o espaço para discussão da metodologia adotada pelo SEBRAE


A Metodologia Foco no Mercado nasceu em 2008 com o objetivo orientar os projetos do SEBRAE a, cada vez mais, estarem orientados para o mercado, enfatizando e aprofundando a ênfase em elementos que potencializem o alcance de resultados mercadológicos, compreendendo que, na essência, os clientes SEBRAE necessitam manter ou ampliar seus mercados, visando sempre aumentar os seus ganhos.

O trabalho de disseminação da metodologia pode ser dividia em três fases:

Nesta primeira fase participaram dez estados, cada um deles recebeu a visita de um consultor capacitado com a metodologia. Este consultor se reuniu com os gestores de projeto com o objetivo de adequar os projetos à nova metodologia.

Na segunda fase, com os aprendizados adquiridos na primeira etapa, percebeu-se a necessidade de alargar a base de consultores com conhecimentos da metodologia, foram feitas, assim, algumas capacitações.

Neste período foi escrito um Guia Referencial para Projetos com Foco no Mercado, estruturando a aplicação da metodologia, facilitando, assim, que todos os envolvidos na construção de projetos finalísticos coletivos tivessem maior suporte para elaborar os seus projetos.

Ainda nesta fase, cada estado teve um tutor encarregado de ajudar na construção de projetos, este tutor tiraria dúvidas e daria orientações à distância para os interessados.

Sempre buscando a melhor forma de disseminar os conhecimentos do Foco no Mercado, iniciou-se o que pode ser chamado de terceira fase dos trabalhos. Nesta etapa, decidiu-se disseminar a metodologia através de oficinas de trabalho. Formatadas para 16 horas e focando em exercícios práticos, a oficina seria conduzida por um consultor e um técnico da Unidade de Acesso a Mercados do SEBRAE Nacional.

Desde o início da aplicação das oficinas, foram realizadas 37 oficinas, em 24 estados, contando com a participação de 1078 profissionais ligados ao SEBRAE.

Nestes dois anos de trabalho, sempre com o intuito de trazer à tona o debate da aplicação do Foco no Mercado nos projetos finalísticos coletivos do SEBRAE, foram desenvolvidas diversas estratégias, uma delas é o Blog Foco no Mercado.

O intuito do blog é criar um espaço de debate entre todos interessados sobre o tema. Assim, sintam-se À vontade para o livre debate, dúvidas, artigos, conselhos, experiências, todas estas formas de debate são bem vindas aqui.

Faça do blog Foco no Mercado o seu espaço de aprimoramento sobre as diretrizes da metodologia de Foco no Mercado.

Sejam sempre, bem vindos.

Iuri Barbosa de Andrade, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae

You must login to add a comment.

Posts relacionados