Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Qual a importância do beijo?

Qual a importância do beijo?

Pesquisa realizada pela empresa de fragrâncias Firmenich aponta que a geração Z, formada por jovens nascidos entre os anos 1995 e 2015, tem o beijo como um dos principais símbolos de afeto. Segundo a pesquisa, 60% dos jovens entrevistados consideram o beijo a forma mais significativa de expressar amor e carinho.

A pesquisa é interessante porque mostra uma mudança de comportamento em relação a gerações anteriores, que talvez valorizassem mais outras formas de demonstrar afeto, como presentes ou palavras. Além disso, o beijo é uma forma de contato físico, que tem sido limitado pela pandemia, o que pode torna-lo ainda mais valorizado pelos jovens.

A pesquisa também destaca a importância do olfato nesse processo, já que os jovens entrevistados consideram o perfume como um elemento importante na hora do beijo. Isso pode ser um indicativo de que as fragrâncias podem ser uma forma de expressar a personalidade e o estilo dos jovens, além de complementar a experiência do beijo.

É importante destacar que a pesquisa foi realizada com uma amostra de jovens e pode não ser representativa da geração Z como um todo. Além disso, é preciso estar atento ao contexto cultural em que os jovens estão inseridos, já que os hábitos de comportamento podem variar entre diferentes países e culturas.

A pesquisa traz uma reflexão interessante sobre a forma como a geração Z percebe o afeto e a importância do beijo nesse processo. No entanto, é preciso ter em mente que essa é apenas uma perspectiva e que outras formas de expressar afeto também são válidas e importantes.

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, acesse o link:

https://www.consumidormoderno.com.br/2023/04/14/geracao-z-beijo-afeto/

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae entrega um conteúdo novo que pode mudar o seu negócio. Siga os temas do seu interesse nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

 

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados