Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

A relevância da transformação digital no varejo

A relevância da transformação digital no varejo

Estudo da SBVC em parceria com OasisLab mostra que 64% das empresas brasileiras de varejo planejam investir mais em transformação digital em 2023.

 

O varejo e a transformação digital

De acordo com a 5ª edição do estudo sobre a transformação digital desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a OasisLab Innovation Space, a transformação digital ganha cada vez mais importância na agenda dos varejistas brasileiros. O estudo mostra que 64% das empresas pretendem investir mais nessa área em 2023, e em 52% delas, o investimento supera 0,61% do faturamento bruto.

 

As principais áreas de investimento em transformação digital serão vendas online, omnicanalidade e experiência do consumidor. Os maiores benefícios dos investimentos em transformação digital são o aumento da receita da empresa e o aumento do valor do negócio.

 

Segundo o estudo, a transformação digital do varejo não é apenas uma forma de buscar aumento de produtividade ou crescimento imediato das vendas. A análise feita pela SBVC e OasisLab afirma que 44% dos varejistas entrevistados afirmam que a transformação digital permitirá reinventar seus modelos de negócios. Atualmente, 43% dos varejistas acreditam estar bastante ou muito automatizados em suas atividades, enquanto 48% se colocam em um estágio mediano nesse processo.

 

A metodologia

A pesquisa se baseou em análises exploratórias com os executivos responsáveis pela transformação digital em 30 dos maiores players do mercado brasileiro, em 10 diferentes segmentos. O estudo ouviu empresas de diferentes faixas de faturamento, incluindo empresas que faturam mais de R$ 10 bilhões anuais. “Nenhuma empresa entrevistada disse que a transformação digital não está em seu radar estratégico. Isso mostra o quanto o varejo mudou nos últimos anos”, afirmou Eduardo Terra, presidente da SBVC.

 

O estudo também mostrou que a transformação digital tem um impacto amplo nos negócios, afetando as mais diversas áreas do dia a dia das empresas. Quase metade dos varejistas entrevistados está incorporando a transformação digital às áreas de operações e infraestrutura, enquanto 20% estão investindo em ações na área logística. Para Terra, os dados sugerem que a transformação digital do varejo está cada vez mais madura. “As mudanças culturais e de comportamento que vieram à tona com a pandemia levaram o varejo a se tornar mais ágil, desenvolvendo times horizontais e se apoiando em tecnologia para vencer os desafios internos e externos”, concluiu.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae entrega um conteúdo novo que pode mudar o seu negócio. Siga os temas do seu interesse nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados