Vendas no varejo do Brasil caíram 0,7% em fevereiro de 2023, segundo a Cielo; no entanto, em termos nominais, as vendas tiveram alta de 6,7%.
Vendas no varejo caíram 0,7%
A Cielo, maior empresa de meios de pagamento do Brasil, divulgou que as vendas no varejo do país caíram 0,7% em fevereiro de 2023, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No entanto, em termos nominais, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) teve uma alta de 6,7% no período.
A empresa explicou que a queda nas vendas ocorreu em meio a uma base de comparação mais forte, já que no ano anterior muitas cidades cancelaram o feriado de Carnaval devido à variante ômicron da Covid-19. Essa foi a primeira queda nas vendas do varejo em 15 meses, de acordo com a empresa.
A Cielo ainda relatou que o setor de Turismo e Transporte teve um crescimento em fevereiro, enquanto o setor de Bens Duráveis foi prejudicado pelo fechamento de lojas durante o Carnaval. A queda nas vendas pode ser atribuída ao aumento da inflação, que diminuiu o poder de compra dos consumidores, e ao aumento dos juros, o que torna as dívidas mais caras. Esses fatores contribuíram para a redução do consumo e das vendas no varejo brasileiro.
Comércio eletrônico apresentou crescimento
A pesquisa da Cielo ressaltou que o comércio eletrônico apresentou um crescimento de 5,5% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano anterior, mas esse crescimento foi menor do que o registrado nos meses anteriores. Além disso, os dados da empresa indicaram que as vendas em lojas físicas diminuíram 3,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostrando que o consumidor brasileiro ainda tem preferência por fazer compras presenciais.
Por fim, a pesquisa da Cielo mostrou que, apesar da queda nas vendas no varejo em fevereiro, alguns setores conseguiram se destacar, como o de alimentos e bebidas, que teve um aumento de 1,1% nas vendas descontadas a inflação, e o de farmácias e perfumarias, que teve um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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