Entenda o momento de transformações nas relações de consumo e saiba o que esperar do varejo futuro
As mudanças nos hábitos de consumo se intensificaram com a pandemia e continuam em uma transformação constante. A 15ª Pesquisa Global Anual de Consumidores, encomendada pela Zebra Technologies, analisa a experiência de compra, o uso de dispositivos e tecnologias, os serviços de entrega e o processamento de pedidos, tanto em loja física quanto online.
De acordo com este estudo, conforme o volume de consumidores se restabelece a níveis comparáveis aos pré-pandemia, os varejistas precisam se adaptar às expectativas dos clientes por facilidades na jornada de compra. O consumidor deseja usufruir das comodidades vivenciadas no varejo digital, adicionadas de eficiência no processamento de pedidos e sensibilidade aos preços.
Entre os principais insights da pesquisa, destacamos a disposição dos clientes para uso de tecnologias para autoatendimento, pagamento e self-checkout. O celular é a principal ferramenta para pesquisar os melhores preços, ofertas e cupons, a fim de cortar gastos e pagar as contas em dia. O consumidor está mais digitalizado depois da pandemia e por isso procura nas lojas físicas as comodidades digitais.
O olhar do consumidor enxerga o varejo único, sem diferenciar o físico do digital – percebendo apenas a experiência como um todo. Segundo a pesquisa, oito em cada dez consumidores preferem comerciantes que oferecem tanto a compra em loja física como em digital. Assim, ele decide como e onde deseja comprar. O futuro do varejo já começou.
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