O faturamento de uma pessoa que trabalha com personalizados varia de acordo com o mercado em que o profissional atua, a região em que mora e até a maneira como ela apresenta o seu produto para os potenciais clientes.
A boa notícia é que esse segmento está em ascensão. Há casos, inclusive, de empreendedores que faturam mais de R$ 20 mil.
E, de acordo com um levantamento da Dessault Systèmes, publicado em 2021, a previsão é de grande expectativa para a área.
Afinal de contas, 83% dos clientes preferem produtos ou serviços que atendam às suas necessidades o mais rápido possível.
Além disso, os entrevistados estão dispostos a investir em média até 5,3% a mais pela customização.
Ficou interessado?
Então, confira, a seguir, algumas dicas para aumentar as vendas de personalizados e potencializar o seu faturamento.
Acompanhe!
Como aumentar as vendas de produtos personalizados? Veja 6 dicas
A partir de agora, listamos diversas dicas para que você aprenda como aumentar o faturamento com personalizados.
Selecionamos orientações práticas que podem ser aplicadas por iniciantes e experientes. Confira!
1- Conheça seus possíveis clientes
O primeiro passo para ter sucesso em suas vendas é descobrir qual é o seu público alvo. Ou seja: quem são as pessoas que têm mais chances de comprar um produto com a sua marca.
Se você ainda não sabe qual é o seu público-alvo, faça as seguintes reflexões:
- Qual o produto mais comercializado?
- Qual é o público que mais compra os meus produtos?
- Qual o gênero do meu público?
- Qual a preferência do tipo de pagamento?
Assim, você conseguirá entender qual é a sua audiência, garantindo uma estratégia mais assertiva.
2- Faça um portfólio com os seus produtos
Ter um bom portfólio completo é outra estratégia interessante para aumentar as vendas.
Além disso, separe amostras dos produtos para que os clientes possam conhecer todos os detalhes, antes de finalizar as compras.
Se a venda é online, tenha uma atenção especial com as imagens. Quem comercializa uma bolsa personalizada, por exemplo, pode publicar fotos do produto por dentro e por fora.
Assim, o cliente terá uma ideia melhor de como é a bolsa e se ela atende as expectativas dele naquele momento.
Não sabe o que vender?
Descubra, a seguir, uma lista com os melhores brindes personalizados para surpreender os seus clientes.
- Agenda e blocos de rascunho;
- Canetas;
- Canecas;
- Canecos de chopp;
- Camisetas;
- Squeeze e garrafas térmicas;
- Copo long drink;
- Taça de gin;
- Copo Twister;
- Xícaras;
- Necessaires;
- Bolsas e acessórios em couro;
- Artigos 3D personalizados.
3- Faça promoções para atrair clientes
As promoções sempre agradam todos os tipos de cliente. A nossa dica é escolher um dia do mês para divulgar seus produtos com preços ou condições de pagamento diferenciadas.
Há vários tipos de promoções que você pode colocar em prática, como: relâmpago, cupom de desconto (pague um e leve dois), entre outros.. Depois, divulgue a promoção nas redes sociais para potencializar os resultados.
Se uma estratégia não surtiu efeitos positivos, faça testes com outras possibilidades. Assim, encontrará o caminho mais adequado para o seu negócio.
4- Use os dados a seu favor
Outro elemento que influenciou o aumento da venda de personalizados, de acordo com os especialistas da Dessault Systèmes, foi o uso de ferramentas que analisam os dados de comportamentos do cliente.
Com o apoio dessas informações, os empreendedores estudam todo o contexto para entender a jornada de compra do cliente e quais são os tipos de produtos e serviços que mais atendem às expectativas dele naquele momento.
Portanto, se você trabalha com redes sociais, por exemplo, analise todas as informações que são compartilhadas pelas ferramentas.
Dessa forma, será mais fácil escolher quais são os produtos personalizados mais indicados para potencializar os seus resultados.