A biologia aliada a tecnologia traz para a área de cosméticos a biotecnologia, que aproveita os processos celulares e biomoleculares para desenvolver e fabricar produtos que ajudam a melhorar a saúde das pessoas e do planeta.
A biotecnologia processa organismos vivos como animais, plantas, bactérias e fungos vivos para fabricar ou modificar produtos e é uma tendência crescente na área de cosméticos principalmente os limpos e sustentáveis.
A biotecnologia traz alternativas para questões importantes como o uso de recursos não renováveis, a queima de combustíveis fósseis, efeito estufa e o aumento de micro plásticos.
Na área cosmética ela possibilita uma alternativa sustentável e atende a demanda dos consumidores que buscam a beleza limpa (clean beauty) e produtos mais saudáveis que não utilizam petrolatos e outros derivados de petróleo, como por exemplo produtos cujos rótulos constam: vaselina, parafina líquida, óleo mineral e até silicone, que são emolientes não solúveis em água e provocam grandes impactos ambientais prejudicando a vida marinha e lençóis freáticos.
Ela também atende a demanda crescente por parte dos consumidores que buscam produtos “cruelty-free”, sem uso de animais,
Empresas que buscam inovação na área de biotecnologia apostam na biotecnologia para como uma solução para uma produção de cosméticos mais limpa e de baixo impacto ambiental. Segundo a CEO da startup Planty Beauty, Mariana Silva, este é um caminho para um mundo mais bonito”.
https://cosmeticinnovation.com.br/biotecnologia-tem-sido-alternativa-para-producao-de-cosmeticos-sustentaveis/