Como identificar meus concorrentes?
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A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas
formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente,
uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços
que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e
serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.
Uma empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus
e não ser um concorrente direto. Basta que ela posicione seus produtos para
um público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo. Por outro lado,
mesmo produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde
que atendam a mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes
e padarias, que em muitas situações oferecem opções diferentes de refeições
para um mesmo tipo de clientes.
Para identificar os concorrentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado que pode iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade. Em cidades
ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas, facilitando a busca
pelos concorrentes. Porém, a forma mais segura de identificar a concorrência
é uma detalhada visita ao local do empreendimento. Deve-se percorrer rua
por rua da região, marcando a localização dos potenciais concorrentes. em um
mapa que poderá ser usado depois para a escolha do ponto comercial, por
exemplo, ou mesmo para a forma de atuação