Os smartphones se tornaram um item indispensável na vida das pessoas. Além de realizar ligações e acessar a Internet, eles também são utilizados para ver notícias, tirar fotos e até para trabalhar.
Com tantos recursos, nos tornamos praticamente inseparáveis dos nossos aparelhos, criando novos hábitos e mudando aspectos da nossa rotina. No entanto, os smartphones podem ser melhor aproveitados quando o usuário segue algumas recomendações. Veja algumas a seguir.
Evitando o vício nas redes sociais.
As redes sociais talvez sejam os recursos que roubam mais tempo das pessoas, pois é muito fácil passar horas rolando o feed do Instagram ou do Facebook. Para que isso não aconteça, algumas medidas podem ser tomadas.
A primeira delas é desligar, ou se afastar dos celulares sempre que possível durante as refeições, especialmente as principais. Isso nos ajuda a ter uma conversa real com quem está do outro lado da mesa e aproveitar melhor esse momento.
Outra medida importante é não levar o celular para a cama. Isso compromete a qualidade do sono devido ao tipo de luz emitida por ele, além dos estímulos causados naturalmente pelas redes sociais.
Por fim, é fundamental estabelecer horários para usar as redes sociais e cumpri-los. Alguns especialistas recomendam o não uso das redes sociais até as 14 horas, pois é durante esse período que o corpo produz maior quantidade de hormônios estimuladores.
Portanto, durante esse estágio do dia, você deve se concentrar em atividades mais produtivas e que lhe trarão mais benefícios.
Melhorando o uso do seu smartphone
Além da atenção com o tempo gasto nas redes sociais, outros hábitos podem ajudar a melhorar o uso do smartphone. Confira a seguir uma lista com algumas dicas:
- Sempre que for fazer uma ligação, verifique se o seu smartphone está no modo de silêncio. Caso contrário, o som do aparelho poderá atrapalhar a conversa.
- Para economizar bateria, desligue o GPS, acesso à internet e os serviços de localização quando não estiver usando.
- Guarde os documentos importantes em um local seguro, como um pen-drive, e não deixe-os armazenados no telefone.
- Para economizar dados, desative a sincronização automática dos aplicativos e diminua a qualidade das imagens e vídeos que você baixa.
- Aprenda a usar as configurações de privacidade do seu telefone para garantir que as suas informações pessoais estejam seguras.
- Não se esqueça de fazer o backup dos seus dados periodicamente.
- Em caso de perda ou roubo do telefone, registre a ocorrência na polícia e feche as contas que estiverem logadas nele.
Independentemente do modelo ou da marca do seu smartphone, essas dicas podem ser aplicadas. Lembre-se sempre de usá-lo de forma inteligente e segura para que ele possa render o melhor possível.
Este artigo foi útil? Deixe um comentário!