Informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que a abertura de centros de estética foi uma das ideias de negócio mais procuradas em 2020. Já segundo o Grand View Research o tamanho do mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028.
Os dados ainda indicam que o Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Dessa forma, é possível concluir que empreender na categoria oferece boas garantias, se bem planejado e investido. Acompanhe as dicas que poderão facilitar sua vida na hora de abrir seu próprio negócio ou buscar uma franquia neste segmento.
- Mercado
É o momento de definir o foco e as atividades que serão oferecidas pela sua empresa. As clínicas estéticas costumam oferecer tratamentos como limpeza de pele, depilação a laser, tratamento contra acne, drenagens e massagens, revitalização facial, entre outros. Buscar abrir uma franquia pode ser uma boa ideia, já que algumas marcas de estética estão consolidadas no mercado brasileiro e contribuem para atrair clientes pelo seu reconhecimento e reputação.
- Estrutura
O Sebrae recomenda que a estrutura de atendimento tenha recepção, sala de espera, espaços comuns e individuais para atendimentos, banheiros equivalentes ao fluxo de pessoas do ambiente, estacionamento e, principalmente, conforto ao cliente.
- Equipe
A composição da equipe dependerá do tamanho do espaço e volume de clientes. Para clínicas recém-abertas, o recomendável é ao menos quatro profissionais, sendo os dois principais da área estética, com formação e capacitação comprovadas.
- Especialização
Como mencionado no item anterior, os profissionais atuantes na clínica precisam de formação e capacitação comprovadas. As matérias desenvolvidas na graduação incluem estética, administração, biologia, química, entre outras disciplinas necessárias.
- Gestão de estoque
O funcionamento da empresa depende do estoque de mercadorias; no caso de cosméticos, ainda é necessário prestar atenção na regularidade, número de registro, orientações de uso, advertências e data de validade.
- Concorrência
Estar atento às novidades e tecnologias do setor é o que pode te destacar em meio a tantas outras clínicas que oferecem a mesma gama de serviços.
- Atendimento
O atendimento é um dos principais motivos para que seu cliente retorne ao estabelecimento; portanto, certifique-se de cumprir horários e oferecer um ambiente acolhedor.
- Diferenciais
Pense em estratégias para fidelizar seu público. Seja pela comercialização de produtos dentro do centro estético ou uma parceria com demais serviços de saúde e bem-estar.
- Clientes
Mulheres jovens sempre foram maioria no nicho estético; no entanto, nos últimos anos, tem aumentado a incidência de homens e idosos que procuram cuidados em clínicas especializadas, sendo uma boa oportunidade para oferecer serviços a todos os públicos.
- Divulgação
O momento é ideal para levar em consideração as redes sociais e a divulgação boca a boca; portanto, certifique-se de oferecer um bom serviço, para que as indicações iniciais ajudem a expandir o seu negócio. Nesse momento, também é importante identificar o seu público-alvo, para desenvolver estratégias específicas para atingi-lo.